domingo, 16 de novembro de 2014

(Livro:) Veneno

Livo: Veneno - Saga Encantadas - vol.1


Título: Veneno
Subtítulo: Repense Seus Vilões
Título Original: Poison
Coleção: Saga Encantadas
Páginas 224
Edição:
Tipo de capa: Brochura
Editora: Única
Ano: 2013
Gênero: Ficção, Literatura Norte Americana, Contos de Fadas, Místério.
Idioma: Português

"Além da morte, a única coisa que dura para sempre é o amor verdadeiro".

Embarcando em uma versão nova do conto de fadas da Branca de Neve, tema principal do desafio deste mês, não resisti e quis conhecer o outro lado da moeda. Sim... O que de fato levou a madrasta de Branca de Neve ser tal má quanto parece....

Uma das poucas coisas que posso dizer que, Sarah Pinborough influencia o leitor a procurar e analisar se de fato a madrasta é tão malvada quanto a sua fama diz a respeito. Fiquei impressionada principalmente com o final do livro e posso te garantir, nem sempre os mocinhos são tão inocentes quanto imaginamos, sempre tem uma certa "culpa no cartório", como dizem os grandes sábios.

Quem disse que adulto também não pode ler conto de fadas? E afirmo, este não é para as crianças lerem... Vocês me entenderão ao ler a resenha...
Toda história de conto de fadas começa com:

Era uma vez...

Em um reino encantado havia um rei. Mas, pela ironia do destino, veio a perder sua linda e amada esposa, deixando apenas uma criança com pouca idade, a qual conhecemos ser Branca de Neve.

Mas o livro não inicia assim, pelo contrário! A narrativa leva ao universo que cerca Lilith e depois ao seu casamento com o rei, e chegamos na Branca de Neve. A autora teve um cuidado inicial de esclarecer um pouco, a história de vida de Lilith, mais conhecida como perversa madrasta de Branca de Neve.

Lilith é uma linda jovem de apenas 24 anos, e por onde passava as pessoas ficavam encantadas com sua beleza, porém... tinham medo por ela ser uma pessoa fechada e não fazia muito questão de cumprimentar seu povo. Por que será que Lilith agia assim? 

Uns pensavam por se casar cedo e ser a segunda esposa, isso poderia ser a resposta para essa postura da rainha, que pouco sorria para seu povo. Outros diriam que além de ser a segunda esposa, havia a filha do marido, e por isso tinha inveja e ciumes do rei quando acompanhava sua doce filha. Mas afinal, por que era tão fechada? 
Tinha um reino... um rei que a amava muito e não se cansava de se declarar.
"Ele chamava a mulher de sua Feiticeira das Águas, porque se um dia houve uma Dama do Lago, esta deveria se parecer com ela, sua nova rainha que o havia encantado tanto. E apesar de ter a idade o bastante de ser seu pai, ela entendia o seu poder que isso dava a ela." 
Mas, Lilith não sentia tamanho amor pelo seu esposo como ele demonstrava.

Ao contrário da rainha, Branca de Neve é conhecida pela sua bondade, pelo carinho que há por cada pessoa de seu reino e principalmente pela simpatia herdada de seu pai. Sua beleza encantava qualquer pessoa e, sem sombra de dúvida, ela herdara de sua mãe. 

Branca de Neve por onde passava: trazia alegria, amava cavalgar, receber seus eternos e fiéis amigos anões em seu castelo, mesmo sendo 4 anos mais nova que a rainha, era amante da simplicidade.

Em um certo dia, o rei precisou se ausentar do castelo com intuito de lutar pelo seu reino, deixando sua esposa e filha em seu castelo. Passam-se alguns dias, como o rei ainda não tinha retornado de sua longa viagem, e estava ficando próximo ao aniversário de Lilith, e ela, como todo mundo, desejava comemorar.

Mesmo tendo conhecimento que seu povo não a amava, Lilith tinha postura de uma verdadeira dama, amava luxo e entendia muito bem como organizar um evento, principalmente se fosse para comemorar seu aniversário. 

Uma coisa, que posso contar, é que nos contos não é mencionado que há um quarto somente para a rainha e que nenhuma pessoa, muito menos seus criados, possuiam acesso. É o lugar a qual guardava seu espelho mágico. Lilith também tinha conhecimento de feitiçaria, que aprendeu com a sua avó (uma pessoa muito importante na narrativa de Sarah Pindorough).

Muitas coisas ocorrem na noite de seu aniversário, a qual faz com que Lilith comece ter um sentimento muito forte, mais conhecido como raiva de Branca de Neve, e é aqui que nos questionamos: Branca de Neve é tão inocente ou faz com que as pessoas pensem que há uma certa inocência em seu modo de agir? 

O que me chamou muito atenção ao ler este reconto, é a forma como a narrativa nos envolve. A autora foi muito feliz em pegar partes importantíssimas do conto e direcionar para alguns pontos que nunca, se quer, paramos para pensar com outro foco.

São 11 capítulos que mergulhamos e quando não imaginamos, chegamos no epílogo. Pra quem ama gênero hot, posso te afirmar que há partes bem marcantes, não foi por isso que dei cinco estrelas, mas sim, pelo final que me surpreendeu e muito, e me fez refletir na postura de todos os personagens da história, inclusive dos anões!

Muitas pedras serão reviradas ao ler este livro. Estou até agora com a boca aberta, pois esperava um final e Sarah me mostrou que há surpresas antes do livro chegar ao seu final, ou seja... Quando você pensa que tudo terminará com um "happy end"... Pode ser que não haja: "E viveram felizes para sempre"!

"Ela não podia ter o amor deles. Mas teria seu medo." (Lilith) 
Sinopse:

Sexy, sarcástico e de prender a respiração!

Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe 'Felizes para sempre'! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal?

E que princesas podem ser extremamente mimadas?

E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais?

Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam?

Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria 'um final feliz' pode se tornar o pior dos pesadelos!

Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Conheça as outras capas:





Conheça a autora: Sarah Pinborough


Espero que tenham gostado, e não deixem de comentar!
É muito bom saber do que você achou da resenha :D
Beijos
Ariana Silva
E até a próxima!

13 comentários:

  1. Ariana!
    Gosto demais das releituras dos contos de fadas porque nos mostram uma visão diferenciada que por vezes nem imaginamos.
    A série tem sido uma das minhas mais desejadas e espero poder ler um dia, o mais breve possível.
    Uma semana carregadinha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Sempre achei contos de fadas histórias desperdiçadas por serem tão pequeninhas, na verdade eu imagino todo livro pequeno como um que poderia ser grande rsrs mas enfim, eu já tinha pensado sobre a madrasta, mas nunca procurei pra ver se havia uma outra versão. Otima dica de leitura e eu com certeza anotarei :) beijos

    ResponderExcluir
  3. Ari que bom que você leu e gostou desse livro, a Saga Encantadas é um dos meus bebês. Fiquei totalmente chocada lendo esse livro, o jeito que a Sarah recriou o conto foi demais. Passei a enxergar a madrasta com outros olhos e a Branca de Neve também, essa menina me irritou total hahaha E você PRECISA ler os outros dois livros, sério mesmo, os três livros são praticamente uma história só, porque se interligam e foi muito legal essa sacada da autora, você vai até entender mais sobre o príncipe. bj

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, me interessei mais ainda por essa Saga.. minha proxima leitura ><

    ResponderExcluir
  5. eu terminei de ler toda a serie encantadas tem umas duas semanas e ainda estou absorvendo ela. Eu fiquei apaixonada com essa serie, e a cada final me surpreendia ainda mais. O final de Veneno me deixou com um pouco de raiva pq eu não estava acreditando que iria terminar daquele jeito, estamos tão acostumados com o Felizes Para Sempre dos contos de fadas que quando não ocorre isso ficamos meio aéreas... rsrsrs mas depois de ler os três livros e ver como cada historia está se relacionando com a outra, e que no final de conta tudo esta relacionando a branca de neve, a sua madrasta, o príncipe e o caçador , foi surpreendente e magico, nunca mais um conto de fadas será o mesmo para mim....

    ResponderExcluir
  6. Oi Ári!
    Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, tenho ele aqui mas não consegui encaixá-lo na minha fila de leitura.
    Sempre vi resenhas tanto positivas quanto negativas, pelo visto esse é o tipo de livro que ou a gente ama ou odeia. E eu espero gostar.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de ler a saga encantada, ainda mais por ser do meu gênero preferido, um dia eu ainda leio!

    ResponderExcluir
  8. Aria, a tua resenha sobre Veneno foi a mais bem elaborada que eu já li até agora.
    Porque tratou bem o ponto que eu vi vários comentarem sobre: que uma releitura de um conto de fadas pode, sim, ser boa.
    Eu li Princesa adormecida e não gostei, então não acho que vá gostar de outra releitura. Talvez eu tente mais para frente, mas com certeza não será com Veneno.
    Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu achei todas as capas dessa trilogia muito lindas. Quando vi que agradaria fãs de Grimm, rendi-me. Gosto muito desse estilo de história. E, com certeza, já estão na minha lista. Adorei sua resenha, só me fez querer comprar logo o livro, rsrs. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ari,

    Antes de falar sobre a resenha quero dizer que as outras capas são muito mais bonitas que a do Brasil, meu Deus, são perfeitas, pena que a do Brasil sempre tem que ter rostos e pessoas :/
    Agora falando da resenha em si, eu tenho muita curiosidade em relação a esses livros, minhas amigas já leram e eu quero muito também, parece ser divertido de um jeito que o verdadeiro conto não é e eu realmente acho que a Branca de Neve tem uma culpa no cartório também, afinal todos temos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Veneno é um livro que tenho uma certa vontade de ler e ainda não consegui por forças maiores, diga-se de passagem um pilha de livros para ler. xD
    Realmente, pela sua resenha, esse livro é para fãs de Once Upon a Time, que assim como o livro parece fazer, apresenta uma versão atual que mistura a magia com a realidade num enredo muito bem elaborado quanto seus personagens. Depois de ler sua resenha minha vontade de lê-lo cresceu ainda mais!!

    ResponderExcluir
  12. Curto muito releituras dos contos de fadas e esse livro parece ser ótimo, quero muito ler a saga toda, já foi pra lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir