terça-feira, 8 de março de 2016

(Livros:) Escravas de Coragem

Escravas de Coragem


Escravas de coragem
Kathleen Grissom
Título Original: The Kitchen house
Tradução: Vera Ribeiro
Lançamento: 14/05/2014
Número de páginas: 336
ACABAMENTO: Brochura

"Certa de que reencontraria meu irmão, não me dispunha a deixar que nada toldasse a minha felicidade."

Olá leitores!
Vamos de livro Romance de Época?
Escravas de coragem é um livro emocionante que conta a história de duas mulheres. O cenário se passa no ano de 1791 e 1810. É importante ressaltar que nesta época havia muitos costumes e hábitos a qual desconhecemos. O livro nos traz essa riqueza por meio da fala de alguns personagens, percebemos como era a fala e o modo de tratamento daquela época. As desconfianças e incertezas estão presentes também e, é claro, percebemos também o racismo durante a leitura.

Conhecemos Lavínia e sua família que saíram do país da Irlanda com destino a Estados Unidos. Durante a viagem, somente Lavínia e seu irmão sobrevivem, mas logo são separados. Lavínia acaba sendo comprada em uma feira de escravos pelo capitão James Pyke. Ela tinha sete anos e é levada a morar na casa-grande. Inicia o seu trabalho na cozinha sob as orientações de Belle, uma escrava e filha ilegítima do capitão. Aprende a cozinhar, a servir os alimentos e limpar, ao contrário de outros escravos, Lavínia é uma garota cuja pele é claro e seus cabelos ruivos. Ela é mantida como escrava, porém o seu contrato diz que ela permanecerá exercendo esse papel até a sua fase adulta.

Conhecemos Belle que foi reconhecida pelo seu pai, mas não pela sua mãe e seus filhos. Belle foi criada e educada na casa-grande por sua avó branca. Muitos acreditavam que ela era amante do capitão. Ao se casar com James, ela foi enviada para trabalhar na cozinha e acabou sendo cuidada por Mama Mae, e assim, mantinha privilégios.

Por meio da história de vida destas duas mulheres, somos apresentados a família Pyke, a rotina e como eram os funcionários e os escravos desta fazenda. Vemos como era difícil o "lidar" daqueles que trabalhavam nas plantações de tabaco. Conhecemos a formação de várias famílias, sendo elas iniciadas por causa do fim de uma, crianças que foram geradas após o estrupo, mulheres que presenciam a morte de seus herdeiros e outros. Mas o livro também menciona de casos familiares que foram constituídos por meio de um amor verdadeiro e também pelo sofrimento ou por meio de relacionamento com seus familiares.

Conhecemos, ao longo da história, que se passa aproximadamente por duas décadas, o que ocorre com Lavinia e Belle. A vida delas nos mostra os dois lados da realidade: o pior e o melhor. O livro incia contando como foi a infância de Lavínia e intercala com a história de Belle e como o relacionamento se desenvolve. 

O leitor ao conhecer estas duas realidades, se depara também com uma fase dolorosa, onde experimenta sentimentos diversos, relevados pela maldade das pessoas, ingenuidade dos personagens, tristeza, angustia, mágoa, incertezas.

Mesmo neste cenário tão precário, a autora introduz uma escrava branca para mostrar como é o convívio entre as "raças", mesmo sendo escravos há diferenças no modo de tratamento. É importante ressaltar que não havia sofrimento só para quem era escravo, mas a forma como era criado os filhos e constituído famílias.

Este drama, merece todas as estrelas, pois o seu final nos encanta, por mais que passa por fases de sofrimento e em uma época em que todos desejavam nada, a não a liberdade.

SINOPSE: Belle já tinha problemas suficientes preparando a comida da casa-grande e cuidando para se manter longe dos olhos de D. Martha e de seu filho, Marshall. Eles não sabem que, na verdade, ela é filha ilegítima do capitão James Pyke, por isso imaginam o pior em relação à preferência do capitão pela escrava mestiça.Ser responsável por uma menina meio doente que acaba de chegar à fazenda é um tormento do qual Belle não precisava. A garota parece incapaz de reter comida no estômago, mal fala, não se lembra de nada e, às vezes, é até meio assustadora, com sua cara de avoada. Além de tudo é branca e tem cabelos cor de fogo. Mas Belle sabe que, entre as pessoas que a acolheram, a cor da pele não significa nada e por isso acaba recebendo Lavinia de braços abertos.
Esse é apenas o início da saga de uma família formada por laços que vão muito além do sangue. Uma história de coragem, esperança, força e amor à vida.


Leia também: Kathleen Grissom

Beijos
Ariana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário