sábado, 27 de setembro de 2014

(Lançamento:) #12 Editora Gaivota

Lançamento: Piscina Já!

Olá leitores!!!
Mais um lançamento pela editora biruta!!!
Venha conferir ;D


No ano em que se completam 50 anos do Golpe Militar, temos o prazer de publicar o livro "Piscina Já", de Luiz Antonio Aguiar, que retrata de maneira singela um Brasil que a maioria das crianças de hoje em dia nunca ouviu falar. 

Saiba um pouco mais sobre o livro no material abaixo.
A capa está em anexo. Se precisarem de imagens do miolo ou informações extras, estou à disposição.

Essa é a história de um grupo de crianças que vive em um Brasil bem diferente. Em 2014 completam-se 50 anos que o Brasil sofreu o Golpe Militar, onde a repressão e a censura foram protagonistas. E, através dos olhos de uma menina de onze anos e de sua turma, somos transportados para o Brasil da década de 70 que vivia sob o domínio da Ditadura Militar.
Nesse cenário, onde se desenrolou a luta de militantes e estudantes contra o duro sistema, conhecemos também a luta das crianças do Condomínio da Colina, na Serra das Araras, pelo seu direito à diversão. Nas férias de verão, o centro de todas as brincadeiras era a piscina comunitária abastecida com a água vinda diretamente do alto da serra. Mas, o General Pimenta, que tinha acabado de se mudar para uma casa enorme do condomínio, vivia reclamando que a água do riozinho mal chegava em sua casa para abastecer sua piscina particular. Foi então que a grande confusão começou, pois o general usou sua influência para desviar toda a água até sua própria piscina. E a turma do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão: Piscina Já!
Enquanto isso acontece, a família da protagonista lida com outro problema: o sumiço do Tio Zeca, que usava camisetas do Che Guevara, barba do tipo “eu sou comuna” e que contava várias histórias sobre o que estava acontecendo no país afora. Era o herói das crianças, e conhecido pelos vizinhos como comunista. Dessa forma, o leitor logo percebe que a luta das crianças, à sua maneira (bem peculiar!) está inserida em outras muito maiores.
De maneira singela, mas sem fazer concessões, o autor traz à tona um Brasil que as crianças de hoje pouco conhecem. No posfácio, “Para entender, um pouquinho, o Brasil dessa época”, os editores apresentam um panorama mais detalhado sobre como foi implantada a Ditadura, quais foram as consequências e em que momento aconteceu a campanha das Diretas Já, que deu origem ao nome do livro.

Sobre o autor 
Autor de cerca de 90 títulos. Ganhou diversos prêmios pelo mundo, o Jabuti (1994); várias menções do Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ; inscrito na lista de honra do IBBY (2007); o White Ravens (2008), a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – na Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC RJ. Colaborador em jornais. Costuma ministrar oficinas de leitura e de criação literária por todo o país. Para conhecê-lo melhor, acesse:www.luizantonioaguiar.com.br

Sobre o ilustrador
Tiago Lacerda nasceu em 1979 em Volta Redonda. Formou-se em Design e trabalhou como cartunista, fazendo animações para TV e Cinema. Desde 2012 ilustra uma coluna semanal da Revista sãopaulo; em 2013 tornou-se colaborador da revista VIP. Além disso, é editor da revista Beleléu, um importante selo de quadrinhos na cena independente do Rio de Janeiro. 
Sobre a Editora Biruta
A Editora Biruta, criada no ano de 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Os seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido inseridos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). A proposta da Editora Biruta é oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.
Piscina Já, Luiz Antonio Aguiar, R$ 32,50, ISBN 978-85-7848-144-5, a partir de 09 anos, 104 páginas.

6 comentários:

  1. Li esse livro há pouquíssimo tempo e fiz um projeto com a escola sobre a Ditadura Militar ano passado, é bom saber que esse assunto já está sendo inserido na vida das crianças desde cedo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Ainda não li o livro, confesso... Mas achei super interessante! Quem sabe em breve leio neh!
      Nunca se sabe!
      Obrigada pela visita :D
      Beijos

      Excluir
  2. Achei super interessante esse livro, trata de um assunto super importante pra todos nós brasileiros e de uma forma divertida. Acho que toda criança deveria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Nem sei se vc gosta de ser chamada asim, mas achei um apelido fofo pra ti rsrsrs
      Acho interessante como a literatura brasileira tem se importado em fazer textos atrativos para diversas faixas etárias! Principalmente esse livro!
      Ainda não li, espero ler e conhecer mais afundo este livro :D
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, que legal a temática deste livro! Com certeza lerei! Beijão,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Que bom que você gostou!!
      Também gostei e pretendo lê-lo :D
      Beijos

      Excluir