quinta-feira, 6 de novembro de 2014

(Livros:) Se eu ficar


Livro: Se eu ficar - Gayle Forman


Título Se Eu Ficar
Título Original: If I stay
Páginas 224
Edição
Tipo de capa Brochura
Editora Novo Conceito
Ano 2013

Gênero: Literatura Norte Americana; Romance; Ficção
Idioma Português

Olá Leitor!

Há sentimentos... Há pessoas que nos deixam sem palavras, que nos faz viajar em nossos pensamentos. Que nos faz sonhar de olhos abertos, e mesmo se estiver distante, a saudade estiver apertando, mesmo assim... Só de ter a certeza de que você poderá reencontrá-lo, é a "válvula propulsora" que te move a contar os dias, horas e segundos para poder estar juntos novamente.

Pois é... Não sei por onde começar a falar deste livro... Embora que não assisti o filme, fiquei super interessada em conhecer a versão cinematográfica e, talvez, venha a chorar e me apaixonar de fato por Adam. Me envolvi por inteiro neste drama. Mas antes, quero deixar um alertar! Ao mergulhar no mundo de Mia, estamos sujeitos a um drama completamente triste, mas envolvente. Tentarei, ao máximo, não dar spoller.

Durante a leitura, tive todas as emoções afloradas, sensações de: compaixão, amizade, alegria e principalmente de tristeza. Gayle tem pontos comigo, me surpreendeu, e estou me preparando para ler Para onde ela foi, o segundo livro da duologia. 


Se eu ficar, é um livro que não possui capítulos. Isso mesmo!!! Nunca me deparei com este acontecimento! Sua divisão se dá por horas (presente) e as lembranças da protagonista. Gayle surpreende-nos com este estilo de escrita, que ao nosso ver, é difícil unir estes dois fatos com a história da protagonista, em um enredo complexo e cheio de emoções. A narrativa te envolve de tal forma, que não percebemos as folhas sendo viradas. De forma clara, rica de detalhes, Gayle nos apresenta Mia. Uma garota de apenas dezessete anos e sua família. 

Mia nos apresenta seus familiares no começo do livro e no decorrer da história. O que reforça que Mia é uma garota muito familiar e ama seus pais, parentes e amigos.No primeiro momento conhecemos o pai de Mia, um ex integrante de uma banda pop rock de sua época, e nos dias atuais, um simples professor. Sua mãe, um pouco mais velha que seu pai, mas extremamente companheira em diversos momentos. Se conheceram quando eram ainda muito jovens. Teddy é seu irmão caçula e percebemos a cumplicidade que há entre eles. Este relacionamento entre eles, é de se admirar, são cumplices, se amam e estão juntos na maioria dos momentos. Tirando que Mia tem um avô e uma avó muito fofos! E que amam demais seus netos.

Mia é uma garota diferente das meninas de sua idade. Estudava música "clássica" e esforçava diariamente, a estudar violoncelo, seu instrumento que a envolvia neste mundo e, mesmo assim, nunca tinha maginado namorar antes de ingressar à universidade. Pòr conta disso, tinha uma espécie de pacto com sua amiga Kim.  A única e por isso melhor amiga de Mia é a Kim, é observadora e detalhista, seus relatos de coisas que ocorrem é carregado de minucias quem for ler, me entenderá. Mas as coisas do coração ocorrem quando menos esperamos.

Adam, um pouco mais velho que Mia, toca violão em uma banda de rock Shooting Star. Musicalmente falando, dois mundo diferentes... Porém, nunca passou na mente de Mia que Adam poderia se apaixonar por ela, uma garota simples e que não fazia nada para chamar a sua atenção. Adam, ao meu ver, é um rapaz compreensivo, fofo em seus detalhes. Um homem que sabe o que quer, não manda recado, que ama surpreender e faz tudo pela sua amada, me apaixonei por ele.

Adam é maravilhoso em diversos momentos com Mia e, como todo casal, há momentos de discórdia, e algumas vezes faz com que Adam fique pensando que Mia poderá se afastar dele ou até em terminar o relacionamento. Ao meu ver, o relacionamento de Mia e Adam é lindo demais para que se chegue ao fim... e espero que siga assim.
"É de você que eu gosto. Você está, sem dúvida, mais sexy e, sabe, essa peruca loira é diferente e tal. Mas a Mia que está aqui, nesta noite, é a mesma por quem me apaixonei ontem e a mesma que  vou amar amanhã. Amo esse seu jeito frágil e ao mesmo tempo durão, resguardado e ao mesmo tempo despojado. Cara, você é a garota mais punk que já conheci, não importa quais bandas você ouve nem o que você veste" (Adam e Mia)
Procurei trazer a você o contexto de vida, digamos que perfeita, a qual Mia estava inserida. No início ocorre uma catástrofe que poderá fazer com que esse "mundo de conto de fadas" venha a se desmoronar e faz com que a nossa protagonista fique se perguntando de deve ficar ou partir, trazendo sofrimento para aqueles que estão envolvidos. Amei demais ler esse livro, embora que senti "frio na espina" em muitos momentos mas me encantei com essa autora. 

Sinopse
A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...


Espero que tenha gostado!
Participe do nosso Top Comentarista deste mês!

Te espero na próxima resenha!!!
Beijos
Ariana Silva

13 comentários:

  1. Que linda sua resenha, morro de vontade de ler esse livro.. agora irei ler com certeza.

    Beeijos
    www.loucura-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ari,
    Ahhhh que bom que você leu esse livro e agora poderemos discutir sobre ele.
    Quando você ler Para Onde Ela Foi, vai ver que ele completa este perfeitamente. O Adam não ganhou meu coração nesse livro, mas com certeza no segundo sim. É uma decisão difícil a de Mia nesse livro e as consequências dela são ainda maiores.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, quero muito ler esse livro.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ari, sua resenha foi linda! Acho que foi a mais emocionada que eu vi desse livro até agora. O Adam parece ser um fofo, daqueles que a gente se apaixona fácil e torce muito por ele. A Mia também parece ser legal, mas acho que o Adam me conquistará muito mais se eu ler rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ari!
    Adorei a resenha!
    Eu já li Se eu ficar e apesar de ter gostado, ele não superou minhas expectativas. Me emocionou, claro, mas sei lá, alguma coisa nele me decepcionou. Quero ler Para Onde Ela Foi para ver como essa história vai terminar.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ari,
    preciso muito desse livro, acredita que eu deixei de ir no cinemas com as minhas amigas pra assistir esse filme porque ainda não tinha lido o livro? Pois é, elas ficaram com muita raiva de mim mas uma coisa que aprendi foi que é melhor ler o livro antes de assistir o filme, pois deixei de ler muitos livros por causa dos filmes ou sempre acabei esperando demais num livro. Bem sua resenha está ótima e espero ler esse livro logo logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oii Aria! Tudo legal? Apesar de ter gostado da tua resenha, estou bem (bem mesmo) desanimada para ler o livro, isso que ele já foi um dos meus desejados... Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O livro parece perfeito, estou com muita vontade de ler!!!
    Lindo blog!

    ResponderExcluir
  9. Acho que fui a unica q não curtiu muito o livro. :( http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii, li o mês passado esse livro, achei muito triste e também muito real, são coisas que acontecem na vida que não conseguimos explicar
    que existe apenas no mistério que é a vida e a morte!

    Seguindo o blog
    www.moradadolivro.blogspot.com
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Ariana!
    Li também esse livro e me emocionei de várias formas e a única coisa que me incomodou um pouco foi a demora na decisão de Mia, fora isso, o livro é maravilhoso e devo começar sua continuação "Para onde ela foi" em breve, agora tudo vem na visão de Adam, vai ser demais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. to louca pra ler esse livro, o filme eu já tinha visto, é muito perfeito!

    ResponderExcluir
  13. Já li o livro e também adorei! Gostei muito da sua resenha ^^

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir