domingo, 31 de maio de 2015

(Livro:) O Pássaro

Livro: O Pássaro

Título: O Pássaro
Páginas 368
Edição
Tipo de capa: Brochura
Formato: Livro
Editora: Novo Seculo
Ano: 2014
Assunto Literatura Brasileira - Romances - Lit. Brasileira
Idioma: Português


"Essa tarde, o amor que sempre tentei manter adormecido despertou mais uma vez. Tentei resistir, porém foi inevitável. Ele ainda arde, aqui dentro, embora eu resista em lhe dizer que não".

Olá leitores!
Confesso que desta vez sentirei dificuldade e uma extrema responsabilidade em resenhar. Pois esse livro mexeu muito comigo, e espero poder passar o que senti a vocês. Mas antes de mais nada, esse livro é a minha escolha para o desafio deste mês. Pra quem acompanha o blog, sabe que estou participando de um desafio literário chamado I dare You. O tema deste mês é ler um livro que aborde o gênero: Romance de Época. E foi momento oportuno para ler O Pássaro.

Na Bienal de 2014, que foi em São Paulo, tive o prazer de conhecer Samanta Holts. Sua simplicidade e simpatia me cativaram, e me fizeram comprar dois livros de sua autoria. 

Estou encantadíssima com sua escrita em O Pássaro, e não vejo a hora de passar esse momento de fechamento de semestre tanto no serviço quanto na faculdade para ler o Renascer de Outono. Contando os dias para isso rsrsrs

Vamos a resenha?

O Pássaro trata-se de um livro que aborda diversos temas e quebra de paradigmas. Ao ler, o leitor é convidado a mergulhar na história de Caroline Mondevieu, filha de um poderoso barão. Essa história se passa no ano de 1227.

Se pararmos para analisar o contexto histórico dessa época, sabemos dos paradigmas existentes na sociedade:

  • Somente o homem trabalha e era responsável para manter a sua casa, a dignidade de sua família e resolver problemas voltados a negócios (sem o conceito de uma mulher e/ou sua esposa;
  • A mulher era, precisamente, responsável pela educação dos filhos, não podia se envolver sobre as escolhas que seu esposo fazia.
  • A forma de se casar, era o pai que escolhia o pretendente para sua filha;
  • Era levado muito em conta a reputação das famílias para poderem escolher pretendentes para seus filhos e, assim, o nome da família não ser envergonhado.
  • Como já vimos, a Honra está acima de qualquer coisa.
Com todos esses fatores, conhecemos inicialmente uma linda garota de apenas 8 anos. Caroline era uma menina esperta e muito temente ao seu pai. Seu mundo, para ela, era perfeito, todos eram ricos, donos de grandes terras... Até que um dia acaba tendo a oportunidade de saber um pouco da verdade. Isso faz com que Caroline comece a questionar alguns fatores e ir contra a realidade a qual a cercava.

Passaram-se alguns anos e Caroline acaba possuindo uma outra postura completamente diferente dos ideias de sua época. Muitos a consideram como uma garota rebelde, por acreditar na liberdade de escolha e, por consequência, em busca da felicidade verdadeira. Mas como em uma época onde a mulher não possui voz?

Para Caroline, a liberdade estava acima de todas as coisas, poder casar com quem realmente amasse, poder fazer as suas próprias escolhas, e acima de tudo, ser feliz e se sentir realizada por cada feito. Mas, filha de um barão a qual todos acreditavam que além de ser um homem muito fluente, que era bom para sua família. Uma farsa literalmente. 

Enézio era um homem muito difícil de se lidar. Para ele, as coisas tinham que ser do seu jeito, de forma que o poder de controlar a vida da sua família estava sempre em suas mãos, mesmo que tivesse que tirar a vida de alguém. Ele não media as terríveis consequências que seus atos poderiam ter.

Antonelle, mãe de Caroline, era uma mulher que procurava fazer tudo o que seu marido determinava, mesmo que muitas vezes ele não a tratava bem. Ela é uma das personagens que me chamou muito atenção... Pela a evolução que sofreu ao longo da leitura. E sua filha mais velha, Elizabeth.

Estava chegando o dia em que seria o casamento de Elizabeth, todos em seus lugares, realizando cada detalhe para ser incrível essa data, até para que os convidados possam sair falando de como foi maravilhoso. Para Caroline, Elizabeth teve "sorte" no amor, por se casar com uma pessoa boa, que aparentemente a amava e faria de tudo para realizar seus sonhos e deixá-la feliz por meio de gestos simples. 

Chegou o tão esperado dia! O casamento de Elizabeth! Mas a surpresa ainda não era essa... Foi anunciado o noivado de Caroline. Imagine a situação!!! Ela não sabia! E, não era de se esperar, acaba tendo uma certa crise a qual faz com que seu pai fique irado com a situação, e as pessoas, sem entender o que se passava com ela, sai da festa falando de seu comportamento.

Bernardo, um rapaz de boa aparência, era filho de um dos "empregados" do barão, que cuidava de seus cavalos e outros animais. Este personagem é o responsável por essa mudança de Caroline. Foi durante a infância, em uma tarde que Bernardo brincou, conversou e apresentou a sua nobre casebre para Caroline. Muitas coisas mudaram. Eles também.

Bernardo era muito mais vivido do que Caroline, e sabia que a sua realidade exigia que não se misturasse com pessoas de posses e riquezas. Para ele, quem morava em castelos tinha tudo a sua disposição, um conforto a qual ele não teria conhecimento. Esse personagem me cativou de tal forma que eu não sei explicar. Não pela sua beleza, mas sim, pela sua esperteza, por possuir um coração tão puro e agir pelo coração sem esquecer da razão.

Embora que você possa pensar: "Ah, tá! Já sei... Ele pobre, ela rica, fim de história!

Meu amigo, ai aonde você se engana... A história vai começar agora! Quando pensamos que nada mais vai acontecer, Samanta nos mostra que precisamos chegar no fim do livro para poder entender de fato a riqueza que ele nos trás. O Pássaro é um livro que cativa e faz com que suas lágrimas desçam sem sentir... Me emocionei demais com essa história. O meu coração ficou em pedaços, e ele foi o primeiro livro que me emocionou de tal forma que, quando dei por mim, estava em lágrimas!

É um livro que você termina de ler e se questiona cada detalhe a qual teve conhecimento. Fico feliz não só por ler este maravilhoso livro, mas por saber que é o fruto de um trabalho de uma autora nacional! Vale muito a pena em ler... Com toda certeza, você não se arrependerá!


"O amor transparece os olhos de quem o sente"

Sinopse
Caroline Mondevieu é filha de um poderoso barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar.
Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino.
Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre.
Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?


Leia mais sobre:

Autora: Samanta Holtz

Outras capas:




Espero que tenham gostado
Beijos
E até a próxima
Ariana Silva

2 comentários:

  1. Oláa,
    Como eu quero ler tanto esse livro. Já ouvi falar, mas não sabia sobre o que se tratava, então achei bem interessante o fato do livro se passar em 1227. Nunca li um romance de época, portanto acho que irei gostar bastante desse livro, tanto pelo contexto quanto pela protagonista, que pela resenha já me intrigou.
    Espero gostar!
    Seguindo o blog :D
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    Ahhhh fiquei tão feliz quando você me contou que tinha amado esse livro! É tipo uma missão pessoal fazer com que o máximo de pessoas leiam Sam Holtz. Sou apaixonada pela escrita dela há anos e acompanho cada lançamento com a mesma euforia <3 Esse livro é o meu nacional favorito de todos os tempos e acabou comigo de mil maneiras diferentes. Linda resenha, Ari.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir