sábado, 26 de dezembro de 2015

(Autores:) Lois Lowry

Lois Lowry

Lois Lowry (nascida Lois Ann Hammersberg; 20 de março de 1937) é um escritora americana creditada com mais de trinta livros infantis. Ela ganhou duas medalhas de Newbery, em conta as estrelas, em 1990, e The Giver em 1994. Por sua contribuição como escritora de livros infantis, ela foi finalista em 2000 (e candidata US novamente em 2004) para o biênio, internacional Hans Christian Andersen Award, o mais alto reconhecimento disponível para criadores de livros infantis. Seu livro Gooney Pássaro Greene ganhou a 2002 Book Award Rhode Island infantil. Em 2007, ela recebeu o Edwards Prêmio Margaret da American Library Association por sua contribuição por escrito para os adolescentes.  Em 2011 ela deu a Palestra May Hill Arbuthnot; sua palestra teve como tema "UNLEAVING: o poder de permanência de Ouro". Ela também recebeu um doutorado honorário de Letras pela Universidade de Brown, em 2014. 

Como autora, Lowry é conhecido por escrever sobre assuntos difíceis assunto dentro de suas obras para crianças. Ela tem explorado questões tão complexas como o racismo, doença terminal, assassinato, e do Holocausto entre outros temas desafiadores. Ela também explorou temas muito controversos de questionar a autoridade, tal como em The Giver quarteto. Sua escrita sobre essas questões lhe trouxe tanto elogios como críticas. Em particular, seu trabalho The Giver, o primeiro romance O quarteto Doador, foi recebido com uma diversidade de reações de escolas em América, alguns dos quais tenham adoptado como parte do currículo obrigatório, enquanto outros proibiram a inclusão do livro em estudos em sala de aula. O doador também foi transformado em um filme, também chamado de The Giver, que foi lançado em 2014.

Lowry nasceu em 20 de março de 1937, em Honolulu, Havaí, aos pais Katherine Gordon (née Landis) e Robert E. Hammersberg. Seu pai era de origem norueguesa e sua mãe tinha Alemão, Inglês e escoceses e irlandeses ascendência.  Inicialmente, os pais de Lowry nomeou-a "Cena" para sua avó norueguês, mas ao ouvir isso, sua avó telegrafou e instruiu Lowry os pais de que a criança deve ter um nome americano. Seus pais escolheram os nomes e Lois Ann, que eram os nomes das irmãs de seu pai.
Lowry nasceu no meio de três crianças. Ela tinha uma irmã mais velha, Helen, e um irmão mais novo Jon. Helen, três anos mais velho que ela, morreu em 1962 na idade de 28 de câncer. Essa experiência influenciou o primeiro livro de Lowry A Summer to Die que é sobre um jovem que perde tragicamente sua irmã mais velha (que é também uma subtrama de conta as estrelas). O irmão de Lowry Jon é seis anos mais jovem e cresceu para ser um médico. Eles continuam a desfrutar de uma relação estreita. 
O pai de Lowry foi um oficial militar de carreira - um dentista do exército - cujo trabalho levou a família toda sobre os Estados Unidos e para muitas partes do mundo. Lowry e sua família se mudou do Havaí para Brooklyn, Nova York, em 1939, quando Lowry tinha dois anos. Ela frequentou o jardim de infância no Instituto Berkeley e se mudou em 1942 para a cidade natal de sua mãe, Carlisle, Pensilvânia, quando o pai de Lowry foi implantado no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. O pai de Lowry servido em um navio-hospital chamou o USS esperança e na ilha de Tinian durante a guerra.
Após a Segunda Guerra Mundial, Lowry e sua família se mudou para Tóquio, no Japão, onde seu pai estava estacionado 1948-1950.Lowry foi até o colégio na escola americana em Tóquio Meguro, uma escola especial para os filhos de famílias de militares e funcionários estrangeiros, e em seguida, retornou para os Estados Unidos para participar de alta escola. Lowry e sua família viveu brevemente em Carlisle novamente em 1950 antes de se mudar para Fort Jay em Governors Island, Nova York, onde participou Lowry Curtis segundo grau em Staten Island. Em 1952, ela entrou Collegiate Institute Packer em Brooklyn Heights, Nova York, onde ela terminou o ensino médio. Lowry entrou Pembroke College, em Universidade de Brown, em 1954. Ela frequentou durante dois anos, até seu casamento, aos 19 anos, para Donald Grey Lowry, uma Marinha dos Estados Unidos oficial, em 1956. Juntos, eles tiveram quatro filhos: filhas Alix e Kristin, e filhos Cinza e Benjamin. 
Os Lowrys movido com bastante freqüência em seus primeiros anos de casamento devido a carreira militar de Donald. Eles moravam na Califórnia, Connecticut (onde Alix nasceu), Flórida (onde nasceu cinza), Carolina do Sul, e, finalmente, Cambridge, Massachusetts (onde Kristin e Benjamin nasceram). A família se estabeleceu em Cambridge após Donald deixou o serviço militar para participar de Harvard Law School. Após Donald Lowry terminar a faculdade de direito, a família mudou-se para Portland, Maine. 
Como seus filhos cresceram Lowry encontrou tempo para completar a sua licenciatura em literatura Inglês da Universidade de Southern Maine [15], em Portland, em 1972. Depois de ganhar seu bacharelado, ela continuou seus estudos de pós-graduação em sua alma mater. Foi durante este curso que ela foi apresentada a fotografia, que se tornou uma paixão ao longo da vida, bem como uma profissão. Sua especialidade era a fotografia da criança, mas ela também tirou fotos para acompanhar os artigos que ela apresentados como jornalista freelance. Seu trabalho freelance para Redbook revista gerou sua primeira oportunidade livro. Sua história para a revista foi feito para adultos, mas escrito a partir da perspectiva de uma criança. A Houghton Mifflin editor reconheceu seu talento e sugeriu que ela escrever um livro infantil. Lowry concordou e escreveu A Summer to Die que Houghton Ela e Donald Lowry divorciou no mesmo ano; como Lowry alimentou sua carreira de brotamento, eles descobriram que já não eram compatíveis. Lowry disse sobre aqueles anos de transição de sua vida: "Meus filhos cresceram em Maine. Assim como eu voltei para a faculdade na Universidade de Southern Maine, tenho o meu grau, fui para a faculdade, e, finalmente, começou a escrever profissionalmente, o coisa que eu tinha sonhado em fazer uma vez que esses anos de infância, quando eu tinha infinitamente rabiscadas histórias e poemas em notebooks. "
Escrever sobre ambas as coisas engraçadas e questões sérias tem sustentado Lois Lowry através de seus próprios tempos difíceis. Seu filho Cinzento foi morto no acidente de seu avião de combate em 1995. Lowry reconheceu que este era o dia mais difícil da sua vida, mas através de seu trabalho constante como autor, ela tem perseverado.Lowry disse: "Sua morte no cockpit de um avião de guerra arrancou um pedaço do meu mundo. Mas ele me deixou, também, com o desejo de homenageá-lo juntando-se a muitos outros tentando encontrar uma maneira de acabar com o conflito sobre esta muito frágil terra." Mais tarde, Ben e sua esposa tiveram um bebê chamado Cinza Lowry lembrar "Zane" cinzenta por seu serviço à Força Aérea, juntamente com um outro filho chamado Rhys que é mais jovem. 
Hoje, Lois Lowry permanece ativo por não apenas continuar a escrever e falar em aparências, mas também aprecia o tempo em suas casas em Massachusetts e Maine. Ela tem prazer na leitura, tricô, jardinagem e entreter seus quatro netos. 
Lowry escreveu de sua esperança para o futuro recentemente em seu blog: "Eu sou uma avó agora Para meus próprios netos -. E para todos aqueles de sua geração - eu tento, através da escrita, para transmitir a minha consciência apaixonado que vivemos interligados nesta planeta e que o nosso futuro depende de nossa cuidar mais, e fazer mais, um para o outro ". 
Lowry sugeriu que ela é religiosa, mas não tão religioso como "ter um salmo favorito." 

Fonte: Wikipídea

Veja também:

Resenha do livro

Assista ao trailler do filme: "O doador de Memórias"



Nenhum comentário:

Postar um comentário