terça-feira, 2 de dezembro de 2014

(Livros:) Garota Exemplar













Livro: Garota Exemplar - Gillin Flynn

Título: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Páginas: 448
Edição
Tipo de capa: Brochura
Editora: Intrinseca
Ano 2014
Gênero: Literatura Americana/ Romances
Idioma Português
Tradutor: Alexandre Martins

"Quero ser uma boa esposa para você, e quero que você seja meu marido, e que seja feliz. Mas você precisa decidir o que quer".

Olá Leitores!


Quem não sonha em ter um relacionamento duradouro e com uma pessoa que possa te fazer sentir querida e segura? Mas, para isso, há alguns questionamentos sobre o relacionamento verdadeiro... Ou melhor, o que é um relacionamento verdadeiro pra você?

Muitos irão dizer que um bom relacionamento deve ter confiança, respeito e, principalmente, fidelidade; criamos então pilares essenciais para ser manter um relacionamento, digamos que saudável.

Mas, o que podemos fazer para manter um relacionamento com estes moldes? 
Mediante a este contexto, Gillin Flynn nos envolve em uma narrativa rica de suspense em drama que te envolve do início ao fim. Preciso confessar que, ao ler, inicialmente achei que já sabia o ponto do que iria se tratar o livro, ou melhor, que já previa o seu fim. Mas foi além do que pude imaginar, e me enganei completamente em diversos pontos. Abordando assuntos como: incertezas, infidelidade, confiança, amizades, relacionamentos e família. Garota Exemplar nos convida a conhecer os personagens Amy Elliott e Nick Dunne

Para quem não assistiu ao filme, assim como eu, se surpreenderá com o desenvolvimento dada pela autora, neste livro. É importante ressaltar que, os lugares citados durante a narrativa são das cidades onde a autora morou e/ou viveu por muito tempo.

A narrativa se divide entre esses dois personagens, na primeira pessoa do discurso, onde cada capítulo é destinado para cada personagem, de forma alternada, para o leitor entender e conhecer mais a fundo cada um e sua visão. Porém, ao contato com essa leitura, percebemos que cada personagem defenderá o seu ponto de vista, deixando o leitor se questionar: quem de fato está falando a verdade?!

Nos capítulos direcionados a se tratar da personagem Amy, o leitor terá contato com fatos contados pela personagem ao escrever em seu diário. Mostrando como era a sua vida antes de conhecer Nick, durante o namoro e também em seu casamento. 

Amy, uma mulher de apenas 35 anos. Era muito conhecida porque seus pais, ambos psicólogos, escreveram vários livros com o nome Amy Exemplar. Estes livros contam histórias, tendo como base a vida de sua filha. Amy trabalhou muito tempo em revistas, elaborando teste. E tudo que fazia, pensava em algum teste que poderia desenvolver. Embora tivesse passado muito tempo sem ter um relacionamento estável, um certo dia conhece Nick e acredita que ele possui todos os atributos de um homem certo.

Nick Dunne é um homem que muitas mulheres se apaixonariam. Era uma pessoa, aparentemente, amável e sua beleza chamava muito atenção. Quando conheceu Amy, digamos que tudo era um mar de rosas.

No dia em que comemoram cinco anos de casados, Nick, ao entrar em sua casa, percebe que Amy não está presente... Não deixou algo que notificasse seu paradeiro, percebendo que alguns pontos de sua casa estavam revirados, objetos quebrados e jogados pelo chão.
Ao notar este cenário, Nick começa a ligar para o celular de sua esposa e percebe que a ligação sempre caia na caixa postal. Não sabendo o que poderia de fato ter ocorrido, Nick pede ajuda aos policiais de sua cidade. Mas, para sua infelicidade, acaba sendo o principal suspeito do sumiço de Amy. E nós perguntamos, o que de fato aconteceu? 

Embora que será uma resenha, digamos que menor do que se costuma encontrar aqui, não quero, de forma alguma dar spoller. Posso lhe afirmar com todas as letras, que a cada página lida, você se surpreenderá com os personagens e a evolução que a história se dará. Te convido a ser um bom detetive e desvendar este mistério!

"Eu me apaixonara pela Amy porque eu era um Nick aperfeiçoado com ela. Amá-la me tornava sobre-humano, fazia com que me sentisse vivo."



Sinopse

O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo, mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado, mas ela estaria contando toda a história?
Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota Exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.


Leia sobre: autora Gillian Flynn

Outras capas:

               








Te espero na próxima resenha!
Beijos

Ariana Silva

9 comentários:

  1. Fiquei super curiosa quanto ao que aconteceu, o Nick parece estar bem ferrado com a vida, tudo isso envolta dele acontecendo e a acusação sobre ele, mas fiquei meia desconfiada desse enredo, e com certeza o final deve ser surpreendente, fiquei só na curiosidade.
    Eu quero ler, mas só daqui um tempo, quando eu tiver o livro também.
    Beijos Ariana, ThayQ;

    ResponderExcluir
  2. Ariana!
    Não li ainda e nem vi o filme, porém estou totalmente envolvida com o enredo e bem curiosa para saber como se deu o sumiço de Amy e se Nik está realmente por trás de tudo. Sem contar que mostra um pouco das máscaras que tem nos relacionamentos e isso é bem intrigante.
    Desejo uma semaninha de muita alegria!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu também não li o livro e nem vi o filme, não quero assistir até ter-lho lido.
    A Cada resenha que vejo essa vontade se intensifica, espero poder matar essa vontade logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ari!
    Esse é um livro louco! Um dos livros que mais me surpreenderam e me deixaram de boca aberta. Eu não esperava uma história como essa.
    Com certeza um dos melhores livros de suspense psicológico que eu já li!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Aria! Tudo bom?
    Ainda não li o livro, mas tenho muita curiosidade, que só aumentou depois de ler a tua resenha e a do Juan. Quero saber o desenrolar desta história. O Nick parece estar ferrado e a Amy, tadinha... Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai, senhor! Ler sua resenha me deu aquela curiosidade, sabe? Também não vi o filme e não o farei antes de ler o livro. Parece ser no mínimo instigante. Gosto de narrativas que te surpreendem logo de primeira, é um super incentivo a dar continuidade a leitura. Espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha Ari! Morro de curiosidade de ler esse livro. Eu tenho uma ideia de como é o final já mas quero ler ainda sim e descobrir como tudo acontece, ver todo o suspense.

    ResponderExcluir
  8. To louca pra assistir o filme, mas quero ler o livro primeiro.
    Adorei a resenha!! Fiquei ainda mais curiosa!!
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros com finais surpeendentes e inusitados. Eu tenho o livro mas sempre tem outro na frente e ele fica pra depois. Mas pretendo ler antes de assistir o filme, que geralmente não é tão bom qto o livro... Mas a sua resenha me deixou mais curiosa ainda, vamos ver se tomo coragem, pq ele é bem grandinho rsrsrs Obrigada pela dica! Beijos!

    ResponderExcluir