sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

(Livro:) Odeio Natal - Tiza Lobo












Livro: Odeio Natal


Título Odeio Natal
Autora: Tiza Lobo
Páginas 160
Edição 1
Tipo de capa Brochura
Editora Ediouro
Ano 2006
Assunto Literatura Brasileira
Classificação: ★★★★★

"Fomos terrivelmente apaixonados um pelo outro, mas até hoje não sei dizer se me apaixonei pelo Papai Noel que existia dentro do Mário Lúcio ou pelo Mário Lúcio que existia dentro do Papai Noel"

Olá Leitor!

Mais uma leitura a qual faço, super descontraída e muito engraçada. E, como você já sabe, não me contive, e dei altas risadas! Mais uma leitura nacional a qual me surpreendeu e, sim, eu dei 5 estrelas!!! Entenda porquê!

Pela ironia do destino! Comentando com a minha irmã que deveria ler um livro sobre o Natal para o desafio, e ela, simplesmente me fala que tem um lol

Fui apresentada ao "Odeio Natal". No início fui um pouco resistente... Quando vi a capa... pensei... Ai ai ai, essa capa não convida a ler e é estranha!!! E o título não é muito convidativo!!

Mas, depois de muita insistência da parte dela, dizendo que não iria me arrepender... aqui estou eu... Li! E não me arrependi nenhum pouco.

Tiza Lobo é uma autora em tanto, dividi com o leitor o porquê que odeia o natal... E observando pelo ponto de vista dela e se colocando em seu lugar... dá até para entender. O texto está na primeira pessoa da narrativa, estimulando, ao leitor, a mergulhar no cenário deste drama, vivido pela autora. Embora que seja experiências a qual teve durante as noites de Natal. Tiza diz que odeia:


  • Músicas natalinas
  • Comida de Natal
  • A época natalina (onde há muito gasto para dar presente aos seus familiares)
  • Papai Noel 
  • Santa Ceia
  • Lãmpadas (pisca-pisca)
  • E todos os artefatos desta época. 


Odeio Natal além de nos fazer cair na gargalhada sem se dar conta do ambiente aonde está e com quem esteja, também trás apontamentos de elementos importantes natalinos, por meio de pesquisas que a  própria autora trás com partes destacadas como: "Você sabia..."

Tiza Lobo possui três filhos de pais diferentes, e para sua tristeza, tantos seus filhos e seus respectivos pais amam o Natal. O livro inicia com uma lista dos personagens e um questionário respondido pela autora. 

Para quem assistiu Sob Nova Direção e O diário de Tati, se surpreenderá ao saber que a co-autora destas séries televisivas, qual teve participação juntamente Heloísa Pérrisé. E, entre nós, a cada cena nos surpreendemos com o texto a qual nos faz refletir e cair na gargalhada.

Por obter poucas páginas, o leitor não sente as folhas serem viradas, e desacredita que o livro chegou ao seu fim. SUPER RECOMENDO que você leia este livro. Aprenderá muitas coisas sobre o Natal, por incrível que pareça.

Amei a leitura, e como não quero fazer spoller e falar aqui o porquê desse ódio todo por esta época a qual amo, e que acho linda pelos enfeites colocados dentro e fora das residências. Por isso, não brigue comigo! Leia este livro e me entenderá e saberá o quanto ri e paguei mico (como sempre) lendo-o


"Sempre tive a fantasia de passar um Natal no Nepal, mais especificamente no topo do Everest. Experimente falar "Natal no Nepal". è sonoro! No topo do Everest não tem árvore de Natal, comida de Natal, música de Natal, presente de natal e tampouco oxigênio. Esse é o único empecilho e é só por conta dele que ainda não fui passar o Natal no Nepal" 
Sinopse

O azar dela é ter nascido em um dia 25 dezembro e ter que concorrer logo com quem...! Não dá para competir com Ele, porque o dia do Natal sempre será o nascimento Dele e não dela! Não bastasse, sua mãe fugiu com outro vestida de... Mamãe Noel. Foi a vida inteira assim, ganhando um par de meias junto com o comentário engraçadinho 'um pezinho para o aniversário e o outro para o Natal'. O leitor vai morrer de rir da primeira à última página, quando então vai descobrir o nome daquela mulher. Nem o Código Da Vinci foi tão longe!

Saiba mais sobre a autora Tiza Lobo


Espero que tenha gostado, e vá a uma livraria mais próxima de sua casa e obtenha esse hilário livro
Com toda certeza, não se arrependerá
Te aguardo na próxima resenha!!!

Beijos
Ariona

6 comentários:

  1. Uh, fiquei curiosa pra saber a razão de tanto ódio por uma época que todos amam. Eu sinceramente não sou muito apaixonada pelo Natal como todos são. Gosto, mas não é a minha época do ano favorita. Na verdade, é bem nostálgica. Fico pensando em tudo que aconteceu durante o ano e acabo ficando reflexiva demais. (?) É sempre bom ler algo mais descontraído, principalmente nessa época do ano. Acho que esse livro é uma ótima alternativa.

    ResponderExcluir
  2. Acho que é uma ótima pedida para se ler nesse natal :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ária, adorei seu ponto de vista e seu entusiasmo ao decorrer da história, de verdade! Tudo parece tão engraçado, tudo pelo fato dela contar o porquê de odiar tanto o Natal. Você não gostou tanto da capa, mas eu a achei um tanto quanto engraçada, fora a quantidade de páginas que facilitam a escrita.
    Adorei, logo te mando a conta desse mês do Submarino, ninguém mandou aumentar minha lista dos "eu quero".

    Beijos,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  4. Pela capa eu não daria nada pra esse livro mas adorei sua resenha e com certeza deve ser um livro super divertido. Fiquei bem curiosa pra saber porque ela odeia o natal.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é destinado à mim, só pode. Sempre gostei do Natal, mas nos últimos três anos meus finais de ano sempre acabam mal, e fico cada vez mais decepcionada, tanto que, sinceramente, quando chega perto do Natal eu literalmente fico igual ao desenho da capa desse livro. E se ele rende tantas risadas como você disse, adicionarei ele na minha lista de livros que quero ler.
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Até os pisca-pisca?? hahahahhahahaha deve mesmo ser engraçado este livro! Já que adoro ler livros sobre natal na época do natal de fato, acho uma boa dica!

    ResponderExcluir