terça-feira, 16 de dezembro de 2014

(Livro:) Jardim de Inverno

Livro: Jardim de Inverno - Kristin Hannah


Título Jardim de Inverno
Título Original: Winter garden
Subtítulo Nós, Mulheres, Fazemos Escolhas Pelos Outros, Não Por Nós Mesmas. E Quando Somos Mães, nós Suportamos o que for Preciso Por Nossos Filhos
Páginas 416
Edição
Tipo de capa Brochura
Editora Novo Conceito
Ano 2013
Assunto Ficção; Literatura Americana
Idioma Português

"Era uma história e tanto, valia a pena escutar, nem que fosse apenas para ouvir a mãe falar com tanta paixão e poder".

Olá leitor!
Acredito que muitos de vocês, de certa forma, já ouviram falar desse livro... Caso não tenham nenhum conhecimento desta história, posso lhe afirmar com todas as letras, que você se emocionará. Jardim de Inverno é um livro que te convida a refletir sobre a sua história e seus princípios. Confesso que é o meu primeiro contato com a escrita de Kristin Hannanh e amei poder ler e mergulhar nesta leitura.

Mas, antes de qualquer coisa, preciso te alertar... Trata-se de um livro comovente e ao mesmo tempo triste... 

Vamos conhecer este drama?

Inicialmente, a leitura é um pouco lenta, pois a autora procura trazer o cenário e o contexto ao leitor de forma clara, para que o mesmo possa entender e se colocar no lugar das três protagonistas deste enredo. Kristin Hannah nos apresenta Meredith, Nina e sua Mãe. Embora que sejam da mesma família (relacionamento de mães e filhas) não possuem nenhuma característica que as aproximem.

Meredith é uma mulher bem sucedida e tudo que faz procura sempre ser eficiente, tanto em sua profissão como também em trabalhos domésticos. É casada com Jeff, e tem duas filhas, fruto deste matrimônio. Embora que sua vida seja cheia de contra tempos, Meredith percebe que seu relacionamento não é mais o mesmo a algum tempo. Por mais que Jeff tenta reverter a situação há algo que, até o momento, não se sabe o porque de tamanho "gelo" de Meredith quando se tratava de seus problemas relacionados ao seu casamento.

Nina, um pouco mais jovem que Meredith, é uma mulher que ama se aventurar em suas viagens. Sua profissão, nada mais é que fotojornalista, e onde há reportagens importantes, mesmo sendo longe de seus familiares. Nina não pensa em duas vezes. Embora que não seja casada, há um relacionamento, não oficial, com Daniel... Mas, mesmo sendo desta forma o modo como vive, Nina ama e não consegue ficar longe de seu amado. Seu relacionamento com seus familiares se resume em visitas nas datas comemorativas e logo se distancia, voltando para sua vida corrida e cheia de aventuras.

Mesmo tendo personalidades totalmente diferentes, Meredith e Nina são irmãs, inicialmente não muito próxima uma da outra e pouco unidas. Mama ou Mamãe é uma mulher fria e distante de suas filhas. Mesmo com o mistério que as rondam, o leitor é convidado a entender o porquê desta frieza e distanciamento entre estas três personagens.

O que me chamou muito a atenção, é o fato de que uma simples narrativa, que se inicia como conto de fadas, ganha uma proporção tamanha e se torna uma história real, onde une essas três mulheres de histórias de vida totalmente diferentes, mas que conhecem e reconhecem a sua essência.

Jardim de Inverno é uma história que poderia ir para as telinhas do cinema. E, se porventura isso acontecer, aconselho a levar consigo um lencinho e uma caixa de papel, pois lágrimas e emoções serão os convidados ilustres desta história. Tenho que dizer que não chorei, mas refleti, e muito, o meu papel como irmã, como filha e como futura mãe. E não achei outro quote melhor para te transmitir o que de fato essa história poderá te trazer ao ser lida:
"Nós, mulheres, fazemos escolhas pelos outros, não por nós mesmas. E quando somos mães, nos suportamos o que for preciso por nossos filhos."
SINOPSE

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa PARA cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo PARA tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.

A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.

Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são.

Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.

Publishers Weekly

A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes - uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder à verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.


Leia sobre a autora: Kristin Hannah 





 Espero que tenha gostado
e te encontro na próxima resenha
beijos
Ariana Silva

9 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Tudo nesse livro é grande haha número de páginas, subtitulo rsrs adorei conhecer, é bem o tipo de história que me atrai, que eu gosto de ler.
    Parabéns pelo blog, está lindooo <3
    Abraços!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
  2. Realmente, um livro lindo, impossível não se emocionar com esta linda e ao mesmo tempo trágica história. Amei ler esse livro, muito bom!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu ainda não li mas tenho vontade de ler esse livro (que tem uma capa muito bonita).
    Gostei muito da sua resenha.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só ouço coisas boas sobre essa autora, mas nunca li nada dela. Porém depois de ler a sua resenha... UAUUU

    Já estou com o livro na mão!

    Bjs!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a capa desse livro é linda! Gostei, parece ser um drama bem interessante envolvendo mães. Parabéns pela ótima resenha, flor!

    Beijocas da Saroca! http://interesses-sutis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. No outro post, eu disse que não me interessava pelo tema abordado, mas lendo sua resenha, mudei de ideia. Principalmente porque fala sobre Segunda Guerra e eu adoro livros que contam um pouco sobre como foi aquele período. Não sei se leria no momento, porque não tô pra choro. Haha Mas acho que daria um chance.

    ResponderExcluir
  7. To doida pra ler esse livro. Só a capa já conquista a gente. A premissa eu achei bem simples mas também importante, tratar de assuntos familiares e tal. Essa quote é perfeita mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Interessante. Fiquei especialmente curiosa em saber que a frieza da mãe tem um grande motivo.

    ResponderExcluir