segunda-feira, 7 de setembro de 2015

(Livros:) A Máquina de Contar Histórias

A Máquina de Contar Histórias


Título A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Páginas 192
Edição
Tipo de capa Brochura
Editora Novo Conceito
Ano 2013
Assunto Literatura Brasileira - Romances|
"Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega, de entregar ao que se pode contar".
Olá Leitores!
O que estão achando do nosso mês nacional?! Essa resenha faz parte da Maratona Literária - Setembro 2015. E Maurício Godyme não poderia estar fora dessa. Pra quem ainda não sabe. a Maratona tem como objetivo de cada blogueiro estimular a leitura de livros nacionais em seu blog. 

Em 2014 tive o prazer de conhecer Maurício Gomyde na Bienal em São Paulo. Confesso que fiquei encantada com tamanha simplicidade e simpatia. Amei a explicação a qual deu deste livro, e não imaginei que iria ficar tão encantada com o enredo. Me arrependo de ter demorado para ler, e acabei criando uma vontade de conhecer todas as suas obras. Sinto uma responsabilidade muito grande em poder resenhar, espero que as sensações e os sentimentos a qual tive durante a leitura possa passar nesta resenha.

Vamos conhecer?
"A Máquina de Contar Histórias" narra a história de um escritor chamado Vinicius Becker. Ele era muito conhecido por todos os cantos do mundo. Havia um público fiel a sua carreira e que, talvez, colecionasse suas obras. Sua agenda era cheia de entrevistas, datas de lançamentos e viagens para divulgar o seu trabalho. Vinicius sabia como atrair o público como ninguém. Procurava responder seus e-mails e já havia mensagens de respostas prontas para qualquer tipo de público.

Esse sonho começou quando ainda era novo. Certo dia, diante de uma atividade a qual exigia que alunos escrevessem um texto, Vinicius foi ler e acabou não usando as palavras devidas para aquela ocasião e até mesmo para a estruturação do texto. Percebendo essa paixão tão crescente, sua professora acabou lhe dando de presente um livro que ensinava como deveria escrever e como estruturar um texto. Este livro acabou sendo uma espécie de amuleto para Vinicius, era como se fosse um objeto a qual levava para todo o lugar, inclusive quando era entrevistas e lançamentos.

Voltando para o tempo a qual inicia o livro, Vinicius ao relembrar destes momentos, acaba recebendo um telefonema inesperado a qual exigia que volte para a sua casa imediatamente. Sua esposa havia morrido. Só então Vinicius percebe que devido a sua carreira ter decolado, tinha se esquecido que sua família sempre ficava em segundo plano.

Viviana era uma esposa amiga que sempre apoiou em todos os momentos a busca incensante de Vinicius atrás de seu sonho profissional. E, não é por menos, que Valentina, sua filha mais velha, tenha um carinho imenso por sua mãe. Por mais que presenciou momentos difíceis que sua mãe passava na luta pela vida, Valentina não admitia a ausência de seu pai, em todos os aspectos, inclusive de esposo. Valentina tinha apenas 16 anos e se mostra ser forte em alguns momentos. Vida, sua irmã de pouca idade, não entendia esse conflito a qual Valentina passava, até por conta da idade e de não entender de fato o que estava acontecendo. Fiquei encantada com a inocência e a alegria que essa garota possui. E muitas vezes acabava fazendo com que Valentina repensasse em determinadas situações voltadas a sua família.

Diante desse cenário conturbado, nosso autor percebe que precisa fazer alguns reparos. Talvez pudesse conquistar, ou melhor, reconquistar o coração de suas filhas e mostrar que estará mais presente na vida delas. Afinal elas só tem a ele. Ou por meio de compra de presentes e outros artefatos possa manter essa harmonia familiar. Mas Vinicius pouco sabe o que de fato está por vir. Quem disse que para reconquistar o carinho e atenção de suas filhas seria fácil? 

Maurício nos convida a refletir sobre a essência de uma família, o que podemos deixar de lado e escolhas que poderão nos distanciar de nossos familiares. Talvez, quando quiser regressar, o caminho não seja tão fácil quanto parece. Ou o que de fato devemos abrir mão para sermos felizes? Será a vida profissional estável? Ou ser feliz com os seus familiares?
"Amor, quando é amor, não defina. e até o fim das eras há de aumentar, Mas, se o que eu digo for erro, e o meu engano for aprovado, então eu nunca terei escrito... Ou ninguém terá amado.
Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.


Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V.
Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Leia também:

Sobre o autor: Maurício Gomyde




Espero que tenha se encantando com a resenha!

Te espero na próxima resenha!

beijos
Ariana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário