quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

(Livros:) Água para elefantes

Livros: Águas para elefantes


Águas para elefantes
Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Idioma: Português
Gênero: Literatura Conto Americano
Páginas: 272
Ano: 2007


"O circo não sobrevive se não cumprir seu roteiro de apresentações. Essa era uma decisão muito importante, realmente, mas será que ela não compreendia que essa espera estava afetando a todos? Que as vidas de várias pessoas dependiam de ela fazer a escolha certa?"

Olá leitores! Que livrooo!

A história de "Águas para elefantes" me surpreendeu e muito... Uma história de amor e ao mesmo tempo de lição de vida. Sara Gruen nos apresenta a história de Jacob Jankowshi. Quer saber mais?! Continue lendo a nossa resenha!
Águas para elefantes é uma história fascinante, que possui no enredo cenas sobre a realidade a qual vive uma pessoa que trabalha em circo. Seus personagens nos cativa de forma que não tem como deixar de aprender algo e refletir sobre alguns fatores reais de nossas vidas.

Muitos podem pensar, por se tratar de uma história vivida em circos, seu enredo possui fatos tristes. Mas, além disso, são pontos importantes e essenciais. Amei cada detalhe e principalmente a personagem  elefante citada na história. Mesmo com pontos tão conflitantes, águas de elefantes me emocionou com cada detalhe e a forma do desenvolvimento do personagem principal.

Somos apresentados a história de Jacob, um senhor com 93 anos, que vive em uma casa de repouso. Durante a leitura, podemos aprender e analisar a idade, as fases que passamos, conflitos, aventuras, romance e principalmente no quesito velhice. Cansado de ser tratado como uma pessoa "inválida", nosso personagem começa a relembrar momentos de sua história que foram marcantes. Assim, a narrativa é cheia de "altos e baixos" no âmbito emocional. A história é cheia de elementos que mesclam o passado e o presente.

Passamos a conhecer mais a fundo a história de sua família, o falecimento prematuro de seus pais, que se passa um momento muito complicado e que pede ao personagem amadurecimento muito rápido para poder saber lidar com os problemas que ocorrerão em sua vida. Vemos o momento a qual ele ingressa para esse mundo mágico e sua trajetória no circo e os seus desafios que leva a sua profissão. O momento a qual ele conhece o seu verdadeiro amor. 

O interessante dessa história, além de personagens cujas personalidades são fortes, estando presentes todos os sentimentos como: fúria, ciúmes, paixão, saudade, encanto; de forma simples e tocante. Podemos sentir "na pele" os momentos de solidão e angustia de Jacob quando o texto aborda sobre o tempo presente do personagem mas, ao mesmo tempo, conhecemos um lado de um senhor que não se deixa abalar e nem murmurar por estes momentos a qual vive, pelo contrário, nos mostra que é dono de um bom humor.

Mesmo nos momentos que vemos o relato de seu envolvimento com uma linda integrante do circo, e sabendo que seja um amor proibido, acabamos torcendo pela felicidade de Jacob. 

Emocionante e não tem como não querer parar de ler este livro que nos leva para o mundo do circo e nos envolve com uma linda história de amor....

Nenhum comentário:

Postar um comentário