terça-feira, 30 de abril de 2019

(Livro:) Confissão de Lúcio

Imagem relacionada

Livro: A confissão de Lúcio

Resultado de imagem para a confissão de lúcio
Livro: A confissão de Lúcio
Autor: Mário de Sá-Carneiro
Páginas: 112
Edição:
Tipo de capa: Brochura
Formato: Livro
Editora: Saraiva
Ano: 2014
Assunto: Portuguesa

Olá leitores!
Mais uma obra do Desafio Literário DLL 2019, cujo tema "Que termine em um dia". Esse livro possui poucas páginas e nos dá a possiblidade de fazer uma leitura em um dia. Embora que apresente alguns detalhes e também uma linguagem mais voltada a formalidade do século XIX. Porém, você pode achar um pouco cansativa por apresentar um texto bem descritivo que detalha a cena, o ambiente e os personagens para que você leitor, possa compreende-lo melhor, tanto físico quanto psicológico.

A obra Cnfissão de Lúcio é um dos livros pedidos na banca de vestibular. Aborda questões voltadas as sexualidade. Notem que nesta época era pouco falado sobre estas questões de homossexualismo. Isso nos faz entender o por que o autor enriqueceu o texto em detalhes, para podermos compreender o comportamento da sociedade local desta época e estas questões também.


A narração está na primeira pessoa do discurso, onde o protagonista expõe seus medos, pesares, obsessões e depressão. Lúcio foi condenado a prisão pela morte de Ricardo, sengundo o protagonista ele é inocente. Por isso, começa a explicar e a querer fazer com que o leitor entenda sua inocência e que houve fatos que não foram levados durante o seu julgamento e por isso a condenação. Percebemos que há ambiguidade durante a leitura de sua confissão e por isso é importante o leitor estar bem atento para não fazer julgamentos precipitados.

A história relata a amizade de Lúcio e Ricardo, e percebemos uma ligação muito forte, de modo que esta amizade ultrapassa as expectatvas comuns devido os anos de convivência, confidência e revelações. Há um distanciamento de tempo, porém os laços acabam se fortalecendo após se reencontrarem e percebemos a transformação física de Ricardo baseado nos relatos que Lúcio nos fornece. Um fato que nos deixa intrigados é a forma como Marta se apresenta como esposa de Ricardo. Este sempre envolvido em diversas horas de estudo, em sua biblioteca, o que nos faz levar a crer que Marta se torna amante de Lúcio, e também de outro homem, sendo descoberta por Lúcio, que concidentemente no momento da traição é flagrado por Ricado que ia levando a dúvida ou a certeza do momento.

Com esse triângulo, há uma confusão no olhar de quem está lendo, pois fica se questionando se de fato Lúcio é inocente ou se ele é culpado em relação a morte de Ricardo. E para saber, te convido a ler essa obra e tirar as suas próprias conclusões. rss

SINOPSE
'A Confissão de Lúcio' aborda uma obsessão cara ao autor - a condição de duplo e o assassínio-suicídio. Numa linguagem impregnada de poesia, a obra tem tanto de autobiográfica (os anos de Paris, a atracção pela morte) como de testemunho dos tempos - na sua urgência, na sua decadência, no seu frenesim sensacionista, é uma obra-prima do modernismo português.


Espero que tenham gostado!
Te espero na próxima resenha
Beijos
Ariana Silva

Um comentário: