segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

(Livros:) A mais bela de todas


A mais bela de todas - Sarah Mlyno



A MAIS BELA DE TODAS
Sarah Mlynowski
Ano: 2014
Série: Era outra vez 
Gênero: Ficção Estrangeira
Páginas: 176 
"Meu pai costumava dizer que precisamos acreditar no lado bom das pessoas."
Olá Leitores! 
Este é o primeiro livro que leio da série: "Era outra vez" e também o primeiro livro desta autora.  Me encantei com cada detalhe deste livro, embora que seja para o público de infanto-juvenil, me chamou muito atenção como a autora abordou um conto de fadas que mescla personagens do nosso cotidiano e personagens da época do conto.

A capa chama muito atenção do leitor, e de fato, logo de cara já imaginamos ou tiramos poucas impressões de quem ou qual a história será abordado. 

Vamos conhecer?
Abby é uma garota muito esperta. Por ter apenas 10 anos, já sabe o que de fato deseja para a sua vida profissional: seguir uma carreira de advogada e assim conquistar o seu sonho que é ser juíza. Esse espírito de justiça será mostrado ao leitor desde o primeiro momento a qual está conhecendo a personagem, pois pra ela, uma juíza deve ser justa e racional. Acaba se diferenciando das meninas de sua idade, principalmente por ser metódica e se irrita com muita facilidade, quando as coisas tem a tendência de sair fora dos seus planos.

Para o seu desespero, Abby e sua família se mudam para a cidade de Smithville, tendo um giro de 180º em sua vida. Pois os costumes, brincadeiras e até mesmo a forma como lidava com as outras crianças de sua idade, é totalmente diferente da qual vivia em sua cidade natal. Para vocês entenderem o que de fato estava acontecendo... Abby aprendeu uma brincadeira chamada pique-pega... Já nesta sua nova cidade chamava pinque-congela... Cujas regras eram totalmente diferentes da brincadeira que conhecia, para sua frustração. Tirando o nome de doces, lanches e outros que não faziam sentidos a ela.


Por mais que Abby se esforçava a se adaptar a esta nova realidade, ficava super chateada ao perceber que seu irmão, Jonh, de apenas 7 anos estava conseguindo tirar tudo de letra, e ela não. Embora que em uma certa noite, Jonh vai para o quarto de Abby, assustado com o espelho que estava no porão de sua casa. Muito contra a sua vontade, Abby acaba indo ao porão para ver do que realmente se trata este "espelho". Ao chegar no lugar, Jonh explica que estava brincando pela casa até que viu esse espelho e bateu nele. 



Ao perceberem que não era um espelho comum. Jonh não se contenta e começa a bater neste espelho, percebendo que ele mudava de foco até que, na quarta vez que batera, são sugados para um mundo totalmente diferente da qual viveram antes.



Abby percebe que aquele cenário pertence a uma história de contos de fadas a qual amava sempre ouvir seus pais e avós lerem pra ela. Como se não bastasse ser sugada pelo espelho, ainda percebe que está fazendo parte da história de Branca de Neve. E para seu desespero acaba mudando pontos importantes da história de Branca de Neve.



Percebemos os conflitos que essa história trata por conta de que nós, muitas vezes, acabamos cometendo alguns deslizes por querer ajudar e, muitas vezes, acaba atrapalhando totalmente o caminhar das coisas. 



Como lhe havia dito no início, fiquei encantada com cada detalhe, e principalmente como a autora tratou estes conflitos dos personagens do conto com a vida real. Fiquei com um gostinho de querer conhecer os demais livros desta série. Estou amando ler livros que fazem uma releitura dos contos e que acabam mudando alguns pontos, mas não perdem a sua essência... Isso é importante! 



Acabei pensando muito nas crianças que deveriam estar lendo os contos que chegam próximos aos originais, e lerem os livros que abordam essa releitura, para poderem comparar as histórias e assim, tirarem alguma lição de ambas, como instrumento da construção crítica deles.


 E você? O que achou?


: Após se mudarem de Chicago para Smithville, os irmãos Abby e Jonah sentem que há algo estranho na sua nova vizinhança. Quando os dois encontram o espelho do porão assobiando, são sugados para o mundo da Branca de Neve. E pior: sem saber como voltar para casa, os irmãos acabam mudando a história! Agora, Abby e Jonah precisam criar mirabolantes planos para que a princesa e o príncipe saiam felizes para sempre.

Beijos
Ariana Silva

6 comentários:

  1. Olá.

    Parabéns pela resenha ela está ótima, o livro não me atraiu tanto mas parece interessante, quem sabe um dia não e mesmo?!

    Beijos.
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, sou encantada por livros infantis deste tipo, foram eles que desde sempre me fizeram amar a leitura!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, nossa que lindo! Amo ler livros infantis e apesar de ficar com um pesinho atrás, vou procurar saber mais a respeito do livro. E essa capa é linda

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  4. Ei Ariana!
    Que livro mais fofo... Eu amo a história da Branca de Neve e não vejo a hora de começar essa leitura. Tem muitas partes do livro que eu sinto saudades, quem sabe "a mais bela de todas" vai poder suprir isso. A escrita parece ser bem leve mesmo e rápida de ser lida, adorei!
    bjs flor
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu até gosto de infanto-juvenis, ma esse em especial não me atraiu muito. Talvez seja uma daquelas leituras para se fazer num dia chuvoso ou numa tarde de preguiça. Não descarto a possiibilidade de lê-lo, mas agora não o leria. Mas achei legal conhecer um pouco da obra. Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ariana
    Pra ser sincera....Amo livro infanto-juvenis, e sempre que amo muito um, guardo para quando meu filho começar a ler, e adoraria ler essa historia, e poder guardar para quando meu filho começar a ler.

    Beijos

    devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir