Livro: Depois de você
Depois de você
Título Original: After you
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 320
Edição: 1
Tipo de capa: Brochura
Formato: Livro
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Assunto: Literatura Inglesa
Idioma: Português
"Você devia estar aqui, Will, eu pensava. Era de você que ela realmente precisava."
Olá leitores! Mais um livro de Jojo Moyes aqui no blog... E não posso deixar de ler a continuação do Livro "Como eu era antes de você".
Esse livro foi um dos mais esperados pelos diversos leitores para saberem o que aconteceu com Louise Clarck. Ele faz parte da triologia: "Como eu era antes de você", "Depois de você" e "Ainda sou eu". Vi algumas críticas que não gostaram muito do livro, porque ele é bem diferente do primeiro. Uma das diferenças é que o livro não possui partes filosóficas e romance como o anterior, por mais que ambos se tratam da Lou e de como ela vê a vida, percebemos o amadurecimento desta personagem... Ele não é um livro de sair suspirando pelos cantos, mas me surpreendeu e atendeu as minhas expectativas.
Já te aviso que, se porventura não leu o primeiro livro ou assistiu ao filme, esta resenha terá spoller do primeiro livro, ok? Sugiro que pare de ler por aqui ou visite a resenha aqui no blog :D
Vamos conhecer?
"Quanto tempo acaba que a gente leva para superar a morte de alguém?"
Como mencionei a pouco, esta obra continua retratando a vida de Louise Clarck, porém, após 18 meses da morte de Will, nos deparamos com uma personagem lidando com o luto. Parece meio "dark", mas entenda... como você agiria após 18 meses da morte de uma pessoa que mudou completamente a sua vida? Como você conseguiria acordar todos os dias de manhã e saber que aquela pessoa que ama não poderá vê-la com frequência? É basicamente assim que começa o livro.
Lou, para os mais íntimos, após os 18 meses da morte de Will, está tentando seguir em frente com a sua vida. Para esparecer a sua mente, escolheu, primeiramente, viajar e conhecer novos lugares, culturas diferentes e pessoas. Optou por fechar o seu coração para preservar de sentimentos que poderia se tornar dolorosos e poder fazer tudo que sentia vontade de fazer. Porém, uma hora se cansa, compra uma apartamento em Londres, começa a trabalhar em um bar em um aeroporto e começa a participar de um grupo de apoio a pessoas que perderam algum ente querido, para descobrir como poderia superar sua perda. Por mais que demonstre as pessoas que está tudo bem, por dentro Lou está em pedaços, vivendo um duelo entre esquecer o seu passado e a dor vivenciado pelo trama que passou. Por mais que seja doloroso saber que levou mais de um ano a aprender a viver e lutar pela sua vida, mas agora começa a entender quanto é sofrido lutar para viver quando se pensa que perdeu o sentido.
Embora que o livro tem esse tom de luto, Lou acaba reencontrando pessoas que estão enlutadas e começa a compreender a complexidade de uma perda e o amor que viveu por pouco tempo.
No livro Como eu era antes de você somos apresentados a uma Lou sonhadora e que desabrocha, aprendendo a valorizá-la e a cada momento que passa e com as pessoas que estão ao seu redor; a sonhar e a acreditar no seu verdadeiro potencial, graças ao amor que viveu por Will. Porém, colocar tudo isso em prática após uma decepção é algo muito difícil de se fazer. Já no livro Depois de você nos deparamos com a realidade que nos cerca: medo, anseios, decepções, frustrações, dor, recomeços. Devemos saber viver até nos momentos mais difíceis, e nos deparar com estas causas mencionadas e saber que sempre haverá a esperança de dias melhores. Nem todas as escolhas de Lou são aceitas facilmente no livro Depois de você, mas o que importa é saber quando poderá fazer suas escolhas e seguir em frente.
E, por mais que ela não queira, inicialmente, enfrentar tudo isso, conhecerá uma pessoa que fará com que ela possa rever seus conceitos e entender que ajudar as pessoas a ajudará a enfrentar seus receios.
Eu amei o livro, não porque se trata de um romance que nos faz suspirar, mas por mostra a realidade de pessoas que estão passando por um momento de luto, nos faz refletir que mesmo em tempos difíceis devemos lutar para viver, mesmo em momentos densos e que achamos que não tem sentido viver, devemos lutar por viver, porque querer estar com pessoas ao nosso redor. Outro ponto que me chamou muito a atenção é de que Lou ajudou algumas pessoas, e com isso ela cresceu e amadureceu também, percebendo que ao ajudá-las ela se auto ajudava.
E a vida é assim, temos altos e baixos, mas o mais importante de tudo isso é saber viver a cada dia e dar valor as pessoas que estão a nossa volta.
"Você deveria estar aqui, Will, eu pensava."
Espero que tenha gostado da resenha!
Beijos
Ariana Silva
Beijos
Ariana Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário