sábado, 24 de outubro de 2015

(Livros:) A Bandeja - Lycia Barros

 Livro: A Bandeja

A Bandeja - Vol.1
Autor: Lycia Barros
Coleção Despertar
Páginas 240
Edição
Tipo de capa: Brochura
Formato: Livro
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Assunto: Literatura Brasileira - Romances
Idioma: Português

"E minha penitência era colher os frutos das minhas próprias escolhas."


Olá leitor!

Quem nunca passou por uma desilusão amorosa?

Mais um livro da nossa autora nacional, Lycia Barros, a qual amei ler! É um livro que faz, repensar e analisar nas futuras escolhas e as consequências as que podem nos trazer.

A leitura é fluente de modo claro e envolve o leitor a se colocar no lugar da personagem principal. A Bandeja é um livro que seus sentimentos acabam ficando aflorados de acordo com o desenrolar da história. Momentos pelos quais você torce pela personagem e também de brigar com ela.
Mas, vamos direto ao livro pra você conhecer e entender esse turbilhão de sentimentos.

Angelina é uma garota de 18 anos que o seu mundo estava em torno da cidade de Petrópolis. Ao passar no vestibular, ingressa para o mundo da Universidade, a qual é o seu sonho desde pequena. Seu curso é graduação em Letras, na faculdade pública do Rio de Janeiro. Nesta transição de cidade, é evidente que tantos os pais, querem o melhor para sua filha e estão receosos com essa mudança; quanto a própria personagem que conhecerá o seu novo mundo, onde irá morar em uma República de estudantes e, de certa forma, longe de seus pais. Claro que toda mudança nos deixa inseguros em relação ao novo, e isso não é diferente com Angelina,

Desde pequena, Angelina andava com seus amigos e frequentava a igreja da sua cidade. Momentos maravilhosos a qual passou com Natasha e seu irmão Dante, filhos do pastor de sua igreja, Angelina conhecia todos os ensinamentos bíblicos e amava essa parceria.

Ao chegar no Rio de Janeiro, conhece o lugar aonde passará os dias, algumas pessoas e principalmente Michelle, sua companheira de quarto a qual ajudou-a ter essa vaga. É importante dizer que Michelle, é uma garota que morava na mesma cidade que Angelina antes de ir para sua a faculdade. As mães de ambas se conheciam e, por isso entendemos essa aproximidade. No começo, nada é fácil, a relação que Angelina passa a ter com Michelle não é uma das melhores. Michelle vive uma vida muito conturbada e isso facilita a ambas terem antipatia uma pela outra. 

Em sua primeira semana de aula, Angelina percebe que nos primeiros dois dias os professores não deram aula, deixando-a zangada com a situação, não percebe e esbarra em uma pessoa, deixando suas coisas caírem. Angelina fica encantada com tamanha beleza daquele rapaz, sem pensar duas vezes, começa a pegar as suas coisas e a ter conflitos internos, pois não sabia como iniciar uma conversa com ele. 

E como uma boa tagarela que é, começa a falar sobre seus professores que não deram aula nos dias anteriores, e sua insatisfação com funcionários públicos que não levam a sério. Mas aquele rapaz além de ouvi-la estava segurando o seu material e a levou até a porta de sua sala. Encantada, Angelina sorria de orelha a orelha, mas logo se deparou que aquele rapaz entrou em sua sala, e não só isso, colocou as suas coisas em cima da mesa dos professores. Sem entender o que estava acontecendo, Angelina pensa que aquilo não se passava de um simples trote... Mal sabia ela... Aquele belo rapaz era seu professor de Linguística I. Sem saber aonde colocar o rosto, Angelina não conseguia disfarçar e lembrou das coisas que tinha falado minutos antes.

Alderico, mais conhecido como Rico, era uma rapaz de 30 anos, simpático e carismático, encantava e tirava suspiros de todas as mulheres por onde passava. Sua aula convidava e prendia atenção de todos os seus alunos, e se envolviam com debates de acordo com o conteúdo abordado. Para Angelina estava tudo perfeito!

A situação não para por aí! Rico demonstrava encantamento por Angelina, e ela não dispensa esta chance. Sem pensar em duas vezes, se relaciona com seu professor sem medo do que isso poderia ocasionar ou do que as pessoas iriam pensar. Deixou sua família de lado, seus momentos para estudos, momentos com seus amigos, por conta dessa paixão. Paralelo a isso, Angelina começou a ter sonhos que não entendia, mas pareciam sonhos tão reais, e não conta para ninguém.

Chegam as férias de sua faculdade, e começa a ansiedade que querer ver Rico.  Angelina retorna para a casa de seus pais e Rico retorna para Alemanha, onde seus pais moram. Por mais que trocaram promessas de se verem durante as férias no Skipe, Rico não envia nenhum sinal de fumaça, e isso deixa Angelina cabisbaixa, sem querer ver ninguém ou até mesmo sair do seu quarto.

Começa uma reviravolta e Angelina descobre coisas que mudará completamente a sua vida, passando por momentos tortuosos, mas isto somente é a consequência de suas escolhas. E a pergunta fica... o que mais poderá ocorrer com Angelina? 

Amei muito este livro, como já mencionei, e a cada detalhe do enredo. Li em um momento muito especial, e me fez repensar em muitas coisas, até mesmo nas minhas próprias escolhas. O o crescimento e amadurecimento da personagem deu um toque especial na história.

"Eu desejava esquecer todo aquele sofrimento que vivi e parar de sentir raiva de mim por tê-lo permitido".
SINOPSE: Vencedor do Prêmio Codex de Ouro de Melhor Romance.
Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais.
Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, uma frequentadora assídua de festas e chopadas que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias e os professores não parecem comprometidos.
Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico ou Rico, um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico é seu professor de linguística e se interessaria por ela também.
Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida inteira.
Ao mesmo tempo ela começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que Angelina aceita seus presentes, eles se transformam em feras e desaparecem numa floresta.
Primeiro volume da série "Despertar", A Bandeja é um romance arrebatador que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência e deve trilhar de novo o caminho do amor verdadeiro e de Deus


Leia também:
Sobre a autora: Lycia Barros





 

Um livro tem asas longas e leves... 
que de repente levam a gente,
para longe, para longe. 
Vamos voar?
(Autor Desconhecido)
Beijos
Ariana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário