Laurentino Gomes
Laurentino Gomes (1956) é um escritor e jornalista brasileiro. Tornou-se conhecido por ter escrito o best-seller "1808- Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”. No livro, o escritor narrou a chegada da corte portuguesa no Brasil.Laurentino Gomes nasceu em Maringá. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná e pós graduou-se em administração de empresas na Universidade de São Paulo. Fez outros cursos na Universidade de Cambridge, Inglaterra e na Universidade de Vanderbilt, EUA.
Trabalhou com repórter e editor no jornal Estado de São Paulo, um dos mais lidos do Brasil. Também editou a Revista Veja e dirigiu a editora Abril.
Com a publicação do livro “1808”, ganhou o prêmio de melhor livro de ensaio pela Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de literatura, em 2008.
Em 2010, publicou o livro “1882”, desta vez tratando sobre a independência do Brasil. Foi "Livro do Ano" na categoria de não ficção da 53º edição do Prêmio Jabuti.
Laurentino Gomes foi eleito pela revista época como uma das 100 pessoas mais influentes no ano de 2008. Seu mérito foi o de conseguir destaque em tratar assuntos históricos, além de ter seus livros sempre na lista de best-sellers. Já conseguiu vender meio milhão de exemplares, o que não é comum no Brasil, por se tratar de assuntos históricos.
Está previsto para 2013 a publicação do livro 1889, quando será lançada a trilogia sobre a monarquia no Brasil e será publicado pela editora Globo Livros. Sobre a obra, o autor explicou que abordará as causa do Brasil ter sido a única monarquia da América.
Leia também:
Resenha do livro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário