domingo, 20 de janeiro de 2019

(Livro:) O gênio do Crime

Livro: O gênio do crime


Livro: O gênio do crime 
Autora: João Carlos Marinho
Páginas: 139
Edição: 41ª
Tipo de capa: Brochura
Formato: Livro
Editora: Global
Ano: 1998
Assunto: Literatura Brasileira

"Bem que o seu Tomé disse que o homem era hábil em despistação. De qualquer maneira aprendi muita coisa e o dia não foi inútil" 

Olá leitores! 

Mais um livro que faz parte do desafio literário em que estamos participando, cujo tema é literatura nacional do Desafio: Mãe, estou de férias.

Este livro o conheci quando estava no Ensino Fundamental, porém só li agora. Para quem não curte muito ler, é um livro que é de fácil leitura.
O gênio do crime é o livro gênero policial que envolve alguns jovens em busca resolver um mistério que ocorre na cidade de São Paulo.

Vamos conhecer a resenha?

O livro começa contando a história de três garotos - Edmundo, Bolachão (Gordo) e Pituca - que estudam na mesma escola e que estão colecionando figurinhas para completar o seu álbum de futebol. Aquele que completasse primeiro, iria até o Sr. Tomé para ganhar o prêmio. 


Além das bancas de jornais, havia um cambista que estava vendendo também, porém ele vendia algumas figurinhas que os três garotos precisavam para completar o seu álbum.  Quando conseguiram as figuras que faltava, foram correndo ao encontro do Sr. Tomé. Ao chegar em sua fábrica, perceberam que ela estava toda depredada e acharam muito estranho, deixaram os seus nomes com a secretária e dizeram que queria falar com ele pessoalmente. Sr. Tomé pensou em fazer esse álbum para colocar fotos dos principais jogadores de futebol e a copa em que participaram. 


Ao receber o recado e saber que estes meninos foram em sua empresa, Tomé resolver ir na casa de Edmundo e contar o que estava acontecendo. Ao chegar lá, relatou que não sabia como muitas crianças estavam completado todo o álbum, sendo que ele selecionou algumas figurinhas para serem poucos ganhadores e estava percebendo que iria entrar em falência, pois não iria deixar de entregar os prêmios. Houve a ideia de começar a investigar, quem seria a pessoa que estaria fazendo isso com o Sr. Tomé. É evidente que os pais dos meninos não gostaram nenhum pouco da proposta, revelando que era algo muito perigoso e eles poderiam correr o risco de morte.



Edmundo, que é um rapaz que ama aventura, nem pensou em duas vezes, logo quis se envolver no caso com seus amigos Gordo e Pituca. Os amigos ao ouvirem a situação, não pensaram em duas vezes, já quiseram se envolver sem falar para os pais de sua investigação. Então, bolam um plano que possam seguir o vendedor e começam a se questionar quem estaria pedindo e por trás da "máfia" das figurinhas. 

Ao mesmo tempo que esta investigação vai avançando, seu Tomé contrata um detetive escocês pra lá de engraçado, e conseguem fazer amizade e uma proposta, quem será que vai encontrar o criminoso primeiro?

Aventura está instalada e muita coisa vai acontecer... E fica agora pra você saber o que ocorreu.

É um livro que inspira pessoas a lerem este gênero literário, e há uma pitada de romance bem superficial no ar, mas nada que possa ser avassalador de corações.

Sinopse: É o conteúdo que traz a excepcional história que deu início a uma nova geração de "heróis" na literatura juvenil brasileira: a turma do gordo.

Espero que tenham gostado
Beijos
Ariana Silva

Um comentário: