quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

(Livros:) Querido John


Imagem relacionada

(Livros:) Querido John


Livro: Querido John
Autora: Nicholas Sparks
Páginas: 288
Edição: 24ª
Tipo de capa: Brochura
Formato: Livro
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Assunto: Literatura Norte-Americana


"Quando estávamos juntos, tínhamos o poder de mantê-lo girando e o resultado era beleza, magia e um sentimento quase infantil de espanto; quando estávamos separados, o movimento inevitavelmente começava a desacelerar. Nós nos tornávamos vacilantes e estáveis, e sabia que tinha de encontrar um modo de nos impedir de tombar".
Olá Leitores e amantes de Nicholas Sparks! Embora que esse não seja a obra mais admirada pelos fãs deste autor, mas é um livro que nos envolve a uma história intensa de amor. Querido John... nosso querido!

Esta resenha está inserida nos desafios: Literário 2019 - Ig's irmãos (tema: Que passe no verão); Mãe, estou de férias (Tema: Preferência); Literário 2019 - Planner Literário 2019 - DLL (tema: De sua escolha).

Venha mergulhar nesta história?!

A nossa história se inicia em 2006, sendo apresentada por John, a história de sua vida que se iniciou em 2000, estilo flash back. Neste ano, John conhece aquela que mudaria completamente a sua vida, Savanna. Na sua adolescência, as ações de John se refletia de acordo com relacionamento que ele tinha com seu pai, demonstrando rebeldia e arredio. No segundo ano do Ensino Médio, resolve se alistar e mudar a sua vida de modo mais responsável. No esquadrão fez muitas amizades, se tornou uma respeitável por todos do seu convívio, passou por diversos desafios aos quais ajudaram a amadurecer.

John demonstra em sua narrativa um coração transparente aos seus sentimentos e sensações. Sua sinceridade nos cativa a querer conhecê-lo mais profundamente. Isso nos chama muito atenção, pois demonstra seus medos e anseios sem ter medo de ser julgado.

Acredito que podemos dividir o livro em três partes: a descrição do amor que John sente por Savanna, a relação de John e seu pai e a descrição e as perspectivas que há de um soldado quando está inserido em um cenário de guerra. Esses pilares nos faz entender o personagem por completo e a ver o seu crescimento diante das diversidades que enfrenta. Demonstrando de forma crítica e dolorosa o envolvimento que uma guerra na vida de um soldado, a angustia do treinamento em uma escala global.

No âmbito familiar, Sparks aborda o tema de Autismo, mais específico, a Síndrome de Asperger, assunto que é pouco abordado em nossos dias aqui no Brasil, nos Estados Unidos esse tema é muito trabalhado nas instituições de ensino e outros meios que a família está inserida. Observando o comportamento de seu pai, percebemos que a relação de John e seu pai delicado. Conforme vamos lendo presenciamos um processo de amor e aprendizado muito marcante, bonito, tocante e admirável. E isso se dá pelo conhecimento que ambos os personagens vão conhecendo durante a trama.


Além dessa relação de pai e filho, a nossa história aborda o relacionamento à distância que, entre nós, é muito difícil. Por mais que temos diversas mídias sociais como: Facebook, WhatsSap e tantos outros, o fato de você não ter a pessoa ao seu lado, sentir seu toque torna algo difícil. 

Por mais que este romance nos envolve em seu início de poucas semanas de duração, John se preocupa com a doença de seu pai, as preocupações que há em seu esquadrão e as diversas barreiras que encontra durante a guerra. Será que Savanna esperará a volta do nosso soldado querido? E, no lugar dela, o que você faria?

O desfecho desse livro é simples e não é melodramático. Diferente de muitos livros, o final não é tão esperado. Afinal, muitas coisas acontecem durante uma guerra, para ambos os lados. Não é um livro de fazer o leitor se afogar em lágrimas, mas nos emociona com a relação dos personagens principais. Uma coisa que posso dizer é que, o final do livro não é baseado no filme, há coisas bem diferentes no ar! 

Sinopse: "Querido John" narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos,John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Leia mais:Sobre Nicholas Sparks

Conheça as resenhas:


   


      

  

Te espero na próxima Resenha!
Até mais
Ariana Silva

2 comentários: