sábado, 4 de janeiro de 2014

(Livros:) Destino - Ally Condie


Destino - Ally Condie 




Título: Destino
Autora: Ally Condle
Editora: Suma das letras
Categoria: Literatura Americana / Romance/ Distopia
Reduzido: 3421119
Altura: 23 cm.
Largura: 16 cm.
Profundidade: 1 cm.
Idioma: Português
Número de Paginas : 240

Editora; Objetiva

Destino é o primeiro livro da trilogia da autora Ally Condle, que sutilmente, compartilha com o leitor as suas questões sobre a sociedade e o futuro que lhe aguardava. Ao ler o livro "Destino", questionamos não só sobre o que a autora quer dizer com as distopias abordadas, mas questões sobre a sociedade que estamos inseridos, suas regras, as formas pelas quais submetemos-nos a obedecê-las mesmo estando "passando por cima" de seus princípios.  Seu livro é marcado com alguns conflitos de uma adolescente cujo seu sentimento está dividido entre seus dois amigos de infância, e sobre as escolhas que a sociedade tem reservado e as poucas justificativas para tais atos.

"O universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas." - Ally Condle


Resenha: Cássia é uma garota de 17 anos que sonha com o dia do seu aniversário, tendo a absoluta confiança nas escolhas que a sociedade lhe separa. Como as demais garotas de sua idade, Cássia sonha com o dia do Banquete que a sociedade prepara para moças e rapazes de sua idade, o famoso "Banquete do Par". Ansiosa por esse momento, Cássia escolhe seu lindo vestido verde para tal ocasião, na qual mudará completamente a sua vida. Sua família aguarda este momento e compartilha essa ansiedade com a Cássia. Quando é chamado o seu nome e seu rosto aparece no visor, Cássia descobre que seu Par será Xander Thomas Carrow.  Xander é seu amigo de infância e nunca passara na mente de ambos que esse momento tão marcante deles seriam juntos.  Mas, realmente muita coisa iria acontecer, Cássia quando chega em casa e abre a sua caixa prateada para ver as informações de seu Par, percebe que o microcartão na qual lhe entregaram era de Ky Markham. E Cássia começa a se questionar sobre seus sentimentos, atividades executadas pela sociedade e principalmente, em estar presa nas escolhas que a sociedade lhe propôs, procurando entender e imaginar como seria se a sociedade não fosse cheia de regras e quais seriam as consequências de cada ato.



" A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco de vida dela."

"Estou aprendendo cada vez mais a ler seus olhos, a saber seus sentimentos" 










Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Na cerimônia, Cassia recebe um microcartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão.

A partir deste momento, a autora cria um clima de angústia e expectativa em função da culpa que a adolescente sente por estar se desviando do que a Sociedade espera. Ao contrário de outras obras de ficção científica, o livro não é centrado em cenas de ação. "O universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas."





Conheça a trilogia:






Livro 1: Destino (Matched)
Livro 2: Travessia (Crossed)
Livro 3: Reached (Conquista)


Conheça mais sobre: Destino




video




3 comentários:

  1. Nossa, a série parece ser realmente interessante...
    E essas capas, só por ela já temos alguma noção da história...
    Ainda não tinha ouvido falar, mas fiquei curiosa...=]

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cecília! Obrigada pela visita e pelo comentário!!! Então menina, não vejo a hora de ler os outros!!! Você viu o vídeo?!?! Parece que se tornará filme!! bjs!

      Excluir
  2. Adoro distopias! Essa coisa de questionar a sociedade é uma coisa que gosto muito e acho que todos nós deveríamos fazer isso. Faz bastante tempo que estou curiosa para ler essa distopia, mas ainda não comprei. Acho que vou gostar bastante. E fiquei curiosa para saber qual dos dois ela irá escolher hehe

    Beijos
    Rayssa

    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir