segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

(Autores) Nicholas Sparks


Nicholas Sparks





Nicholas Sparks é um dos escritores mais adorados do mundo, oito vezes considerado o número 1 de acordo com o New York Times, com mais de 50 milhões de cópias impressas em todo o mundo. Todos os seus livros foram considerados sucessos dentro e fora dos Estados Unidos, sendo traduzidos para mais de quarenta idiomas. 

Considerado um dos principais romancistas da atualidade, Nicholas Sparks é um verdadeiro hitmaker, daqueles que emendam um sucesso atrás do outro. Não apenas na literatura mas também no cinema, já que vários de seus livros foram adaptados para as telonas, alguns com bastante sucesso. Todos oferecendo ao público aquilo que Sparks sabe fazer melhor: contar uma história de amor.
Nascido em 31 de dezembro de 1965, Sparks usou alguns episódios de sua vida pessoal em seus livros. Por exemplo, a morte precoce de sua irmã caçula, aos 33 anos, o inspirou a criar a protagonista de Um Amor para Recordar. Seu relacionamento com a esposa Cathy Cote também serviu de tema para Querido John, já que eles trocaram 108 cartas durante o namoro, por morarem em cidades diferentes.

Seu primeiro livro publicado foi "Wokini", jamais lançado no Brasil, escrito em parceria com Billy Mills. Apenas três anos depois, em 1993, chegava às livrarias seu primeiro trabalho solo: "Diário de uma Paixão". Não demorou muito para se tornar um estrondoso sucesso, permanecendo por 56 semanas entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Foi apenas o primeiro de vários bestsellers que viriam em seguida.

Até abril de 2013, Nicholas Sparks escreveu 18 livros, sendo que oito deles ganharam versões cinematográficas.




Um Amor para Recordar”, “Diário de uma Paixão”, “Querido John”, “Noites de Tormenta”... todas são histórias de amor que já causaram arrepios em muitos casais apaixonados ao redor do planeta e é claro, daquelas pessoas que ainda querem se apaixonar. Mas, além o que elas tem em comum? Foram escritas pela mesma pessoa: Nicholas Sparks.
Nicholas Sparks é um dos romancista mais conceituados da atualidade com 18 livros publicados, sendo que todos já são considerados “best-seller” pela crítica mundial. Nessa semana o autor conseguiu uma incrível marca ao colocar cinco dessas publicações entre os 20 livros mais vendidos do Brasil. Um deles está nessa lista a mais de seis meses consecutivos.
Nascido em Omaha, Nebrasca, no dia 31 de dezembro de 1965, filho de um professor universitário de uma dona de casa, Sparks é o segundo de três filhos. A irmã Danielle (caçula), que faleceu aos 33 anos, serviu de inspiração para criar a personagem principal no livro “Um Amor para Recordar”. Graças ao trabalho do seu pai, Nicholas morou em várias cidades, com destaque para Fair Oaks, na Califórnia, aonde viveram de 1974 à 1984 para garantir os seus estudos. Ao final do colégio, Nicholas Sparks havia se formado como o melhor da turma e responsável pelo discurso da formatura.
Devido ao seu grande esforço, ele foi premiado com uma bolsa de estudos integral na Universidade de Notre Dame se formando em 1988 em Mercado Financeiro. Tendo que abdicar do seu sonho de se tornar um atleta de alta competição devido um grave acidente (era recordista universitário no 4x4 dos 800 metros livres), Nicholas Sparkscomeçou a investir na carreira de escritor em paralelo ao serviço de delegado de Informação Médica, sendo que na faculdade já havia escrito dois livros que, até hoje, nunca foram publicados.
No mesmo ano, Sparks conheceu aquela que seria a sua futura esposa, Cathy Cote. Devido ao fato de ela ser de New Hampshire e eles terem se conhecido nas férias de primavera, resolveram se casar um ano depois e 108 cartas trocadas, se mudando para Sacramento, na Califórnia. Talvez seja essa a inspiração para outro best-sellers do autor: o livro “Querido John”.
A primeira publicação de Nicholas Sparks foi “Wokini” (1990), livro escrito em parceria com Billy Mills. Em 1995 surge Theresa Park, uma agente literária propôs representá-lo e ajudar a lançar o livro “Diário de uma Paixão” (1993), livro que já estava esquecido em uma pilha de manuscritos e que se tornaria no ano seguinte, seu primeiro best seller, permanecendo 56 semanas consecutivas entre os mais vendidos nos Estados Unidos. A mais recente publicação do autor foi o livro "O Melhor de Mim". Todo esse sucesso foi mundialmente reconhecido e, além desse, outros cinco livros de Nicholas Sparks já foram adaptados para o cinema, consagrando-o como o “Golden Boy” da ficção comercial e o romancista do século 21 que conquistou o cinema.

Livros de Nicholas Sparks

1990 – Wokini (Parceria com Billy Mills)
1996 – Diário de uma Paixão (adaptado para o cinema em 2004)
1998 – Uma Carta de Amor (adaptado para o cinema em 1999)
1999 – Um Amor para Recordar (adaptado para o cinema em 2002)
2000 – O Resgate
2001 – Uma Curva na Estrada
2002 – Noites de Tormenta (adaptado para o cinema em 2008)
2003 – O Guardião
2003 – O Casamento
2004 – Três semanas com meu Irmão
2005 – O Milagre (com direitos para o cinema já vendidos)
2006 – À Primeira Vista (com direitos para o cinema já vendidos)
2007 – A Escolha
2007 – Querido John (adaptado para o cinema em 2010)
2008 – Um Homem de Sorte (adaptado para o cinema em 2012)
2009 – A Última Música (adaptado para o cinema em 2010)
2010 – Um Porto Seguro (adaptado para o cinema em 2013)
2011 – O Melhor de Mim (previsto para o cinema em 2014)
2013 – Uma Longa Jornada (previsto para o cinema em 2015)

Leia:


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário