quarta-feira, 30 de julho de 2014

(Lançamento:) #11 Editora Gaivota


Lançamento: Contos para os meus netos


Olá Leitor! 
Estamos aqui, com mais um lançamento chegando, pela Editora Gaivota! Venha conhecer sobre este livro que, com certeza, te envolverá em cada página lida :D

Cantos para os meus netos reúne oito poemas do escritor francês retratando o universo infantil. No primeiro deles, o leitor poderá acompanhar um diálogo de três crianças, de 5, 6 e 7 anos, discutindo sobre os animais de um zoológico. Em outro, acompanhará a relação entre um neto e um avô, transmitindo a infância com a imagem da felicidade.

Tratando de aspectos comuns ao universo infantil da época, os poemas advêm da convivência de Victor Hugo com seus dois netos. Mas, ao contrário do que se pode pensar, as crianças dos dias de hoje conseguem se identificar com o texto, pois tratam de temas frequentes, como as dúvidas frente às pequenas coisas da vida. Um exemplo disso é o poema “Deus faz as perguntas e as crianças respondem”.

“‘Os dois bichos mais engraçados desse mundo,
O gato e o rato, se odeiam. Mas por quê?
Explique-me isso, Jane’. E sem saber por quê,
Frente à sombra e ao espaço misterioso,
Jane começou a rir.”

A linguagem poética transporta os leitores para um cenário lúdico, onde o romantismo é recriado por Laurent Cardon em tons pastéis. Além da versão em português, a segunda parte do livro também traz os poemas originais, em francês, e uma análise de cada um deles.

Sobre o autor


Victor Hugo (1802-1885, França) é um dos maiores poetas e escritores da literatura universal de todos os tempos. Sua obra mais famosa se chama Os Miseráveis e foi adaptada diversas vezes para o cinema e teatro. Victor Hugo foi eleito para a Academia Francesa de Letras em 1841. Foi ele quem liderou o Cénacle, reunião de artistas e jovens escritores românticos da época.

Sobre a organizadora e tradutora


Marie-Hélène Catherine Torres é professora de Literatura Francesa e de Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina e tem publicado artigos sobre tradução literária em várias revistas na França, no Canadá, na Bélgica e no Brasil. Já traduziu inúmeras obras do francês para o português.

Sobre o ilustrador


Laurent Cardon nasceu na França e radicou-se em São Paulo em 1995. Já ilustrou diversos livros para crianças e adolescentes. Além dos livros, dá aulas de cinema e dedica-se à criação de desenhos animados, comerciais, séries e longas-metragens. Para conhecer seu estúdio, entre no site: www.citronvache.com.br

Sobre a Editora Gaivota


A Gaivota, selo da Editora Biruta criado em 2011, prima pela qualidade literária, projetos gráficos ousados, instigantes, e ilustrações que encantam. Mas o desafio vai além: abordar de maneira lúdica temas muitas vezes considerados complexos ou desinteressantes, com o intuito de aproximar crianças e jovens de assuntos que parecem distantes de seu cotidiano. Esse foco não exclui obras que estimulem a fantasia e inspirem a aventura – por isso apresentamos aos jovens leitores aquilo que há de melhor na literatura infantojuvenil nacional e estrangeira, com obras e autores premiados nacional e internacionalmente.


Espero que você tenha gostado desse lançamento...
Por mais que seja literatura infantil, é sempre bom relembrar quando éramos pequenos, por meio da leitura!

Beijos
Ariana Silva

10 comentários:

  1. Você falou tudo Ariana, mesmo que não sejamos mais crianças as vezes é muito gostoso ler literatura infantil e poder viajar um pouco num mundo mais simples. Victor Hugo é muito conhecido e e admirado então tenho certeza que esses poemas são ótimos. Achei muito bonita a capa do livro, simples mas linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito visual... Creio que você já percebeu isso... Mas achei super fofo a capa deste livro e fiquei imaginando como será as gravuras (se tiver) intercalando com o texto!
      Me sinto uma criança quando vou para uma parte kids da livraria!! kkkkk Só pra ver as ilustrações!
      Beijos

      Excluir
  2. Oiee Ari!
    Sempre é bom relembrar o tempo em que eramos crianças mas eu não consigo ler livros desse jeito,as vezes até quando a história tem muitas ilustrações já me tiram o interesse.
    E eu não sou muito fã de poemas :(
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!
      Quando vou para uma livraria, e se, por ventura tiver que comprar um livro infantil... A primeira coisa que começo a avaliar é a ilustração... Se ela for boa, acabo lendo o livro para saber do que se trata a história.... Se ela for ruim, simplesmente mudo de livro... Eu sou muito visual, e amo demais desenhos (a arte que não sei fazer nada) mas admiro muito quem é desenhista... Mas, dependendo do livro, faço as suas palavras a minha... Mas depende muito do contexto ou para quem está sendo direcionada a leitura ^^
      Beijos

      Excluir
  3. EU QUERO, EU QUERO, EU QUEROO!!!!
    AMOOOOOO O VICTOR HUGO!!!!
    Ele é um lindoooo, um maravilhosooo, um grande conhecedor da alma humana, um gênio francês, um sensível guy, um tudo de bom!!
    E sendo livro com tema infantil então.... Huuuuum daí que eu apaixonooo!!!
    E essa capa?!!! IMPERDÍVEL!!! kkkkkk
    Mas essa capaaaa, fiquei babando, quero pra mim!!!!!
    Vou marcar aqui na minha wishbiglist, para comprar ou pedir pra alguém me dar kkk (difícil, complicadíssimo kkkk).
    bjoooos, boa quintaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      kkkkkkkkkkkkk
      Tentei não rir no começo da resposta, mas foi inevitável kkkkk
      Que bom que você conhece e gosta desse autor... Tenho pouco conhecimento dele :S
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Ari,
    Ah que lindinho! Poemas nunca são demais. Eu adoro!
    Esse parece que vai ser um lançamento dos bons para os pequenos <3
    E como nós bem sabemos, as crianças precisam de mais livros para incentivá-los a gostar de ler. Livros fofos como esse.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari
      Bem a sua cara quando se trata de poemas :D
      Preciso conhecer os seus mais a fundo neh
      Concordo contigo a estimular a criançada a conhecer esse gênero textual!
      Beijos

      Excluir
  5. Achei a capa uma graça
    E o conteúdo deve ser bem lindo...
    Os livros dessa editora são sempre tão caprichados que dá gosto de ver =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline
      Achei super linda, fofa pela simplicidade desta capa. Creio que foi por isso que achei super interessante!
      Conheço muito pouco dos livros que essa editora lança... mas antes cedo do que tarde, não é mesmo?!?!
      Beijos

      Excluir